Título: SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DEIXA PLANO DE CARGOS
Autor: Carla Rocha, Celia Costa, Fernanda Pontes e Sergio
Fonte: O Globo, 31/10/2006, Rio, p. 17

Professores receberiam 67% de aumento; 29 escolas passariam a regime de tempo integral

Seja qual for o herdeiro da pasta da educação, boa parte da herança que ele vai receber já está definida. Na tarde de ontem, o atual secretário, Arnaldo Niskier, adiantou ao GLOBO que entregará à equipe de transição, no dia 8 de novembro, um novo plano de cargos e salários para os professores da rede estadual: a previsão é de 67% de aumento para a categoria. Será entregue também uma lista com 29 escolas de ensino fundamental que devem ser transformadas em colégios de tempo integral.

Professores não recebem aumento há 11 anos

Durante os últimos meses, uma equipe de cinco profissionais chefiada por Niskier analisou as perdas salariais dos docentes da rede para chegar ao modelo do novo plano de cargos e salários. A categoria não recebe qualquer aumento há 11 anos. O novo plano sugere aumento de 67% tanto para ativos quanto para inativos, mas o estudo de impacto orçamentário só deve ser apresentado nos próximos dias.

¿ Com certeza, é melhor do que construir uma usina de Angra 4 ¿ brincou Niskier.

Ainda sobre os professores, o atual secretário adiantou que seu sucessor terá que planejar até março a realização de um concurso público que possa cobrir a carência de profissionais pelo menos nas disciplinas de matemática, física e química.

A lista das escolas incluídas na ampliação do horário integral tem unidades em municípios como Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Caxias e São Gonçalo, entre outros. Seis colégios escolhidos são Cieps. A relação ainda poderá variar de acordo com a receptividade da comunidade. Juntos, os colégios têm cerca de 10 mil alunos.

¿ Colocamos R$32 milhões na previsão orçamentária de 2007 para que o próximo secretário possa implementar a ampliação do horário integral. A idéia é que os recursos sejam usados para a construção de laboratórios, bibliotecas e treinamento dos professores. Estamos elaborando a grade curricular, mas a idéia é deixarmos um projeto com disciplinas inovadoras, como empreendedorismo. Outra intenção é deixar prevista uma carga horária maior para idiomas como o espanhol.