Título: Bush a Lula: `Você tem que me dar um pouquinho do seu know-how¿
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 4

Líder americano convida o presidente reeleito a visitar seu país em 2007

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou parte da manhã de ontem a contatos com autoridades estrangeiras. Ele recebeu cumprimentos do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que o convidou para visitar o país, provavelmente no início de 2007, e do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que foi convidado para vir ao Brasil. Bush brincou com Lula pedindo que ele repassasse a experiência nas eleições.

¿ Todos elogiaram a vitória. ¿Você teve uma vitória espetacular, você tem que me dar um pouquinho do seu know-how que eu estou precisando para ganhar agora¿, foi o que Bush falou ¿ relatou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Venezuela, Argentina e Colômbia na agenda de hoje

Segundo o ministro, os telefonemas foram protocolares, mas calorosos. E as relações comerciais ocuparam boa parte da conversa com Blair e Bush, segundo quem acompanhou os telefonemas no Palácio da Alvorada.

Ainda de acordo com o chanceler, Bush também tratou do aprimoramento da democracia e do sistema comercial e disse apreciar as boas relações que mantém com o presidente brasileiro.

Lula também falou, por telefone, com o primeiro-ministro espanhol, Jose Luiz Zapatero, e o presidente da Líbia, Moammar Kadafi. Por desencontro de agendas, Lula não conseguiu falar com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. Os contatos ficaram para hoje, assim como as ligações para os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e da Colômbia, Álvaro Uribe.

Fifa pede pressa para candidatura a sede da Copa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, mandou uma carta cumprimentando Lula e pedindo para que o Brasil e a CBF comecem rapidamente a preparação do processo de candidatura do país para sediar a Copa do Mundo de 2014. ¿Para a Fifa e o futebol mundial, voltar ao Brasil depois de 64 anos de ausência e cinco títulos de campeão do mundo, representará um forte momento da bela história que liga o país ao futebol¿, disse Blatter na carta.

O presidente da Fifa chama Lula de ¿prezado amigo¿, expressão escrita de próprio punho, e classifica de momento ¿agradável¿ a audiência em que foi recebido por presidente no dia 28 de setembro, no Palácio do Planalto. Naquele dia, Blatter estava acompanhado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e trataram da candidatura do Brasil.