Título: Lula pede entendimento nacional para país crescer
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 5

Em pronunciamento feito em rede nacional, presidente promete empenho para apurar denúncias de corrupção

BRASÍLIA. Em seu primeiro pronunciamento à nação depois de reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem um entendimento nacional para que o país retome o crescimento econômico e amplie as políticas sociais. Repetindo que teve uma ¿votação maciça e uma vitória expressiva¿, Lula disse que o país precisa crescer mais rápido, mas pregou responsabilidade fiscal e controle da inflação ¿ um dia depois da polêmica sobre a manutenção ou não de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

Ao garantir que vai trabalhar para ¿resgatar a questão ética no país¿, Lula prometeu continuar as investigações sobre casos de corrupção em seu governo .

¿ Continuarei empenhado para que os órgãos de investigação e da Justiça apurem todas as denúncias de corrupção e que os verdadeiros culpados sejam exemplarmentes punidos ¿ disse Lula, sem citar que os petistas estão sendo investigados.

Lula diz que os 58 milhões de votos lhe dão legitimidade

Ao longo de 6 minutos e 10 segundos de pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão ¿ convocada pelo presidente para falar como reeleito ¿ Lula disse que os 58 milhões de votos que recebeu lhe dão ¿legitimidade ao exercício do poder¿, numa resposta indireta a setores da oposição que insistem em realizar um chamado terceiro turno, com base nas denúncias como a da compra de um dossiê contra tucanos.

Lula conclamou os partidos e a sociedade ao ¿diálogo, ao entendimento e à concórdia¿. Mas reconheceu que nem ele nem a oposição irão mudar suas convicções.

Ao falar de economia, Lula disse que ¿a estabilidade é uma das conquistas que precisamos manter¿:

¿ Volto a afirmar que o nome do meu segundo mandato será desenvolvimento. Desenvolvimento com distribuição de renda e educação de qualidade. Temos tudo, a partir de agora, para crescer mais rápido e ampliar nossas políticas sociais.

Ao conclamar os partidos e a oposição para o diálogo, Lula disse que estava fazendo um ¿chamamento maduro e sincero¿ , depois de uma campanha eleitoral tensa e marcada por acusações entre o PT e o PSDB. Agradeceu os votos que recebeu e elogiou o processo de votação no Brasil, afirmando que prevaleceu a opção livre e soberana.

¿ Como homem de diálogo que sempre fui, estendo mais uma vez as mãos para o entendimento e a concórdia. Conclamo toda a sociedade, a começar pelas lideranças políticas e movimentos sociais, a unirmos o Brasil em torno de uma agenda comum de temas de interesse nacional. É um chamamento maduro e sincero, feito por um presidente que está saindo de uma vitória expressiva nas urnas, que conta com o apoio majoritário dos governadores eleitos e que terá uma base sólida no Congresso Nacional. disse. ¿- Nada vai mudar meus ideais e minhas convicções. Sei que o mesmo ocorre com os meus opositores. E é esta diversidade de posições que enriquece a democracia, mas isso não pode impedir que avancemos nos grandes temas de interesse coletivo.

Lula manteve o discurso de candidato em certos trechos, prometendo obras, como o Pólo Petroquímico do Rio.