Título: Começa disputa de poder na Câmara
Autor: Isabel Braga e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 11

PMDB diz ter direito a presidir as duas Casas do Congresso Nacional

BRASÍLIA. O deputado e ex-ministro das Comunicações Eunício de Oliveira (PMDB-CE) deflagrou oficialmente a disputa pela presidência da Câmara. Candidato ao cargo, disse que os nomes do partido ainda serão analisados, mas que não há discussão sobre o direito do PMDB de eleger o novo presidente, já que o partido elegeu a maior bancada. O problema é que o PMDB do Senado também quer continuar presidindo a Casa, o que deve provocar reação de outros partidos.

¿ A população deu essa força ao PMDB, elegemos o maior número de deputados, 89. O regimento é claro e fala da proporcionalidade na ocupação dos cargos da Mesa Diretora. A presidência da Câmara não é uma reivindicação do PMDB, é um direito ¿ afirmou Eunício.

Atitude de deputado poderá provocar intrigas no partido

O deputado rechaça a tese de que o PMDB terá que abrir mão da presidência da Câmara se quiser manter a do Senado. Segundo ele, são eleições distintas. Em sua opinião, se o PMDB também obtiver o direito de eleger o presidente do Senado, por ter a maior bancada, deve exercê-lo. Hoje, PMDB e PFL têm a maior bancada, com 18 cada. Ele criticou os que afirmam que sua atitude poderá provocar intrigas entre ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato à reeleição.

¿ Não tem essa história de um atrapalhar o outro. Senado e Câmara são duas coisas distintas. Eu e o Renan pertencemos à mesma ala do partido, somos aliados, somos maduros e não há intriga, não. O que todos buscamos é a unidade interna no PMDB ¿ disse.

Renan: ¿É natural que o PMDB presida as duas Casas¿

Renan também rejeitou qualquer vinculação. Disse que as duas Casas têm autonomia para decidir o que é melhor. Renan afirmou ainda que vê com naturalidade o partido presidir a Câmara e o Senado, seguindo o critério da maior bancada. Não é tradição, contudo, que o mesmo partido presida as duas Casas.

¿ É natural que o PMDB presida as duas Casas. O partido tem as maiores bancadas. Isso é regimental. No caso do Senado, a presidência deve ser ocupado por alguém que seja capaz de harmonizar a Casa ¿ disse Renan.

Se o PMDB insistir em tentar presidir as duas Casas, deverá enfrentar muita resistência dos partidos. O PFL anunciou ontem que pode lançar um candidato no Senado.

Já o PT, a segunda maior bancada na Câmara, deseja um acordo ou arranjo político em favor de um petista.

¿ O PMDB nas duas Casas? Temos que ter calma. O melhor é um partido em cada Casa. Temos que abrir o diálogo, esse assunto ainda vai ser debatido ¿ disse o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana.