Título: MARIA DA PENHA NEGA TER ACUSADO SANGUESSUGAS
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 12

Ao Conselho de Ética ela diz que Planam não pagou propina

BRASÍLIA. Em depoimento que não convenceu os deputados do Conselho de Ética da Câmara, a ex-assessora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino negou ter acusado parlamentares envolvidos no esquema dos sanguessugas de receber propina em troca de emendas ao orçamento. Em maio, em depoimento à Polícia Federal, ela listara 81 deputados supostamente ligados à máfia dos sanguessugas.

¿ O depoimento ajuda, porque houve várias contradições. Ela deve saber muito mais. Neste depoimento faltou mais com a verdade do que no que deu à PF. Mas reafirmou a idéia de que havia algum tipo de relação da Planam com os deputados ¿ resumiu o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Maria da Penha foi a primeira testemunha a depor no Conselho nos processos contra 67 deputados. Durante três horas, ela negou as declarações dadas ao delegado Tardelli Boaventura, da PF em Mato Grosso. Disse que o depoimento foi dado sem a presença de um escrivão e não foi lido em voz alta.

¿ O que saiu na imprensa é totalmente errado. Era uma conversa, não um depoimento, que assinei, mas não li. Eu ouvi que havia pagamento de propina, mas isso não é prova. Nunca vi a Planam repassar dinheiro a deputado algum ¿ afirmou.