Título: INSTITUTOS SE DIZEM VITORIOSOS COM RESULTADOS
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 13

Ibope e Datafolha sustentam que acertos chegaram a 100%

Depois de erros no primeiro turno, fechadas as urnas do segundo turno os institutos de pesquisa comemoram o desempenho. Na segunda etapa da disputa nacional e em dez estados, o percentual de acertos foi de 100%, na avaliação do Ibope e do Datafolha. O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, faz apenas duas ressalvas ¿ dados revelados pelas urnas que deixaram os pesquisadores do instituto surpresos:

¿ O que me surpreendeu brutalmente no segundo turno, e as pesquisas não identificaram, foi a quantidade de votos em branco e nulos no Rio. Foi quase um terço do eleitorado. Foi uma onda na reta final da campanha, talvez por causa dos debates. Muita gente se decepcionou com a Denise (Frossard), mas não queria votar no Cabral ¿ disse Montenegro, que viu característica semelhante no Paraná, onde o Ibope não chegou a prever a disputa voto a voto revelada pelas urnas:

¿ No Paraná, o problema foi a abstenção muito grande (18%). Na realidade, qualquer um dos dois poderia ter ganho. De fato, a abstenção não estava prevista nas pesquisas ¿ afirmou o presidente do Ibope.

Para Montenegro, a melhor performance da história

Em um balanço de seu desempenho no período eleitoral, o Ibope contabiliza a realização de 350 pesquisas em todo o país, em um total de 570 mil entrevistas a eleitores, dos dois turnos da campanha. Para Montenegro, conforme informou ontem o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO, o desafio para as próximas eleições é ser mais ágil do que o Tribunal Superior Eleitoral:

¿ A boca de urna já não funciona mais, porque o resultado do TSE está muito rápido ¿ disse Montenegro, que resumiu o desempenho dos instituto nas eleições 2006:

¿ Foi a melhor performance da história do Ibope nos seus 64 anos.

O diretor-geral do instituto Datafolha, Mauro Paulino, diz que, no primeiro turno, o instituto fez a pesquisa nacional e consultas no Paraná, em São Paulo, Minas, Ceará e Rio. No segundo turno, se limitou ainda à nacional, ao Rio e ao Paraná.

¿ Para não esconder, houve um pequeno desvio no Paraná. Ficamos a um ponto da margem de erro (os institutos apontava uma vantagem para o governador eleito Roberto Requião, contra Osmar Dias). O que mostra que pode ter havido alguma dificuldade do eleitor de baixa escolaridade para votar. Mas o acerto foi o mais próximo possível ¿ disse Paulino, que considera fundamental a contribuição histórica dada pelas pesquisas:

¿ O fato de ter acertado na mosca ou na asa da mosca não é importante. O importante é que as pesquisas ajudam a contar a história das eleições. A principal contribuição é revelar fatos para entender a eleição.