Título: `Cuidem de suas redações, que cuidamos do PT¿
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 13

Presidente do PT, Marco Aurélio Garcia volta a atacar a imprensa e prega `a democratização da comunicação social¿

BRASÍLIA. Dois dias depois do fim das eleições, e pelo segundo dia consecutivo, o presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, voltou a criticar duramente a imprensa e chegou a ser agressivo com jornalistas após reunião da executiva nacional do partido. Perguntado sobre a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na véspera, de que o PT deveria passar por reforma o mais rapidamente possível, Garcia respondeu rispidamente:

¿ Cuidem de suas redações, que cuidamos do PT! Se querem uma manchete dizendo que o presidente do PT diverge de Lula, não vou dar. Também quero mudanças rápidas, mas as possíveis ¿ disse, insistindo que não há divergência com Lula.

Em nota lida por Garcia ao fim da reunião, há críticas ao papel da mídia no processo eleitoral. O PT reafirma que serão rechaçadas as tentativas de influir na composição do futuro governo. A nota, de três páginas, fala ainda da necessidade de democratização dos meios de comunicação. E afirma que o PT lutará por isso no segundo mandato.

¿O Brasil ingressa em novo período e tem grandes desafios (...) O primeiro é aprofundar o crescimento sustentável (...) O segundo se relaciona com a continuidade da democratização do país, que passa por uma reforma política e institucional que garanta e amplie a soberania popular, dê transparência às instituições e assegure uma maior participação do povo na vida política do país. E passa também pela democratização da comunicação social¿, diz a nota, que continua: ¿Caberá a ele (PT) mobilizar a sociedade para levar adiante o projeto democrático e popular vencedor nas eleições. É preciso denunciar e derrotar a tentativa, patrocinada por setores da oposição e da mídia, de impor ao governo eleito a pauta política que foi derrotada nas eleições, bem como incidir na composição do governo¿.

Perguntado sobre o que significava a citação à mídia na nota, Garcia respondeu:

¿ É exatamente o que quer dizer. Há um conjunto de publicações e artigos que derrubam e indicam ministros, fazendo especulação na tentativa de influir na composição do governo, na tentativa de escalar ministros. E isso não deve acontecer.

Sobre esse tópico, Garcia citou como exemplo dessa suposta influência da mídia uma reportagem da ¿Folha de S.Paulo¿ sobre a possível ida do empresário Jorge Gerdau Johannpeter para o Ministério da Fazenda.

¿ É um nome perfeitamente possível e qualquer nome pode ser cogitado hoje para o governo. Mas o Ministério está em muitas boas mãos ¿ disse.

Na primeira entrevista, o governador reeleito do Paraná, Roberto Requião (PMDB), acusou boa parte da imprensa de manipular notícias durante a campanha para prejudicá-lo.