Título: LUGAR DE HONRA EM ROMA
Autor: Vera Gonçalves Araújo
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 15

Para especialistas, nomeação supre lacuna

Conservador e afinado com o Papa Bento XVI, dom Cláudio Hummes tem uma característica que o ajudará na missão de administrar o trabalho de cerca de 400 mil padres no mundo: a sensibilidade social. Esta é a opinião do teólogo e ouvidor da PUC-SP, Fernando Altemeyer. Altemeyer acha que a nomeação é um reconhecimento ao trabalho do cardeal e que ele se sairá bem ao lidar com os problemas que enfrentará no cargo.

¿ Ele vai ter que ser um apoiador, ter um papel mais espiritual com os padres. E lidar com questões como a pedofilia e com casos de padres perseguidos em regiões conflagradas, como Bagdá e a África. Mas é sensível às questões humanas e tem muita afinidade com o atual Papa. É uma honra para o país ter um representante em Roma.

Com a nomeação, o Brasil volta a ter representatividade no Vaticano. Ele será o quarto brasileiro a ocupar um cargo em Roma, repetindo o feito de dom Agnelo Rossi, dom Geraldo Majella e dom Lucas Moreira Neves. Para o padre Mario de França Miranda, da PUC-RJ, o feito corrige uma lacuna:

¿ O Papa deve estar tentando se aproximar do país. A articulação de dom Cláudio para a realização da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe no Brasil (em Aparecida do Norte) deve ter influenciado na escolha. O Papa virá pela primeira vez ao país nesta ocasião.