Título: CÚPULA DA CNBB COMEMORA INDICAÇÃO
Autor: Vera Gonçalves Araújo
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 15

Ele vai ocupar um posto de primeira linha¿, diz dom Geraldo Majella

BRASÍLIA. A cúpula da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comemorou a nomeação de dom Cláudio Hummes para prefeito da Congregação do Clero no Vaticano. O presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, disse que Hummes irá ocupar um posto de primeira linha e afirmou estar bastante contente com sua indicação.

¿ Naturalmente é uma escolha pessoal do Santo Padre, e nós ficamos bastante contentes. Ele vai ocupar um posto de primeira linha no trabalho do Vaticano ¿ disse dom Geraldo Majella, que também é arcebispo de Salvador, na Bahia.

Para dom Antônio Celso Queiroz, vice-presidente da CNBB, o Brasil estava, até agora, pouco representado na Cúria Romana, dada sua importância para a religião católica.

¿ A meta do Concílio Vaticano II é internacionalizar a Cúria Romana, que era ocupada apenas por italianos. Pelo número de católicos e bispos, o Brasil seria um candidato natural a ocupar uma congregação importante, como essa que cuida do clero. Já era mais do que tempo de ter algum brasileiro lá ¿ afirmou dom Antônio Celso, que também é bispo de Catanduva, em São Paulo.

Ocupar congregação é como ser nomeado ministro

O vice-presidente da CNBB explicou que ocupar uma congregação, comparando com uma estrutura de governo, é equivalente a ser indicado ministro. A Congregação do Clero é responsável pela formação dos padres.

¿ Dom Cláudio Hummes vai cuidar de tudo o que diz respeito à vida e ao ministério dos presbíteros. Cuidará também de uma parte muito importante, que é a catequese ¿ explicou dom Geraldo Majella.

O vice-presidente da CNBB disse que a congregação tem uma espécie de conselho, que orienta as decisões do prefeito. Os temas são levados ao Papa, que dá a última palavra sobre as questões discutidas. Pela sua congregação também passam os assuntos mais polêmicos que envolvem a Igreja Católica hoje, como a pedofilia. Como prefeito, dom Cláudio Hummes terá sob seu comando cerca de 400 mil padres em todo o mundo.

www.oglobo.com.br/pais