Título: HORÁRIO DE VERÃO VAI COMEÇAR NO DOMINGO QUE VEM
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 16

Mudança acontece nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste

BRASÍLIA. O horário de verão começa neste domingo, dia 5, a partir da zero hora. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 19h e 22h. Isto evita a sobrecarga do sistema e diminui os riscos de queda de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução da demanda no horário de pico deverá ficar entre 4% e 5%. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução deverá ser de 1.560 megawatts (MW), o que equivale a duas vezes ao consumo de Brasília. No Sul a queda será de 530 MW, representando 80% da carga no horário de ponta em Porto Alegre (RS).

O horário de verão, que vai terminar no dia 25 de fevereiro de 2007, começará somente em novembro por causa das eleições. O adiamento foi solicitado pela Justiça eleitoral para evitar que, no segundo turno, todas as urnas eletrônicas precisassem ser adaptadas ao novo horário.

O horário de verão no Brasil que foi instituído pela primeira vez em 1931.