Título: ZÉLIA GATTAI AINDA INTERNADA PARA TRATAMENTO
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 01/11/2006, O País, p. 16

Quadro da escritora, que tem 90 anos, é considerado estável

SALVADOR. Permanece estável o quadro clínico da escritora Zélia Gattai, de 90 anos, que está internada desde a segunda-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador, para onde foi levada às pressas apresentando um quadro de insuficiência cardíaca, com edema pulmonar agudo (acúmulo de líquido no pulmão).

O cardiologista Jadelson Andrade, médico particular da família, estima que a escritora permaneça por, pelo menos, mais 72 horas na UTI, em razão de uma infecção respiratória que se associou ao edema pulmonar.

¿ Um quadro de infecção num paciente idoso é sempre preocupante. Mas, ela está sendo medicada à base de antibióticos, e nossa expectativa é que a situação melhore ¿ disse Jadelson, observando, no entanto, que a paciente requer cuidados especiais e muita vigilância.

A escritora Zélia Gattai respira com ajuda de aparelhos em função da infecção respiratória, mas está lúcida e alimenta-se por via oral, ingerindo alimentos pastosos. Ainda de acordo com o médico, a pressão arterial e a freqüência cardíaca estão estabilizadas.