Título: MAIS R$1 BI PARA A SAFRA DE SOJA EM 2007
Autor: Eliane Oliveira, Claudio de Souza e Ronaldo D'Erco
Fonte: O Globo, 01/11/2006, Economia, p. 29

Medida beneficiará principalmente estados do Centro-Oeste

BRASÍLIA. O governo publica hoje, no Diário Oficial, uma medida provisória liberando R$1 bilhão para ajudar a comercialização da próxima safra de soja, que começa a ser colhida em fevereiro de 2007. O dinheiro será usado em leilões para indicar as cotações futuras do grão e, com isso, dar garantia de preço aos produtores rurais. A primeira operação será realizada no dia 10 de novembro, quando serão ofertadas 1 milhão de toneladas.

¿ A realização de leilões antes da colheita é uma medida inédita no país ¿ disse o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto.

A medida já havia sido anunciada pelo governo, em maio último, no plano de custeio e comercialização da safra agrícola. Como a regulamentação dos leilões demorava a sair do papel, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma definição. Depois do encontro com Lula, ocorrido entre o primeiro e o segundo turno das eleições, Blairo Maggi deixou o Palácio do Planalto dizendo que a MP sairia no fim de outubro. Para os adversários do governo, Lula teria prometido a MP como promessa de campanha.

A despeito da polêmica criada, a medida beneficiará, principalmente, os estados do Centro-Oeste.