Título: GOVERNO QUER DOBRAR INCLUSÃO DIGITAL
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 01/11/2006, Economia, p. 31

Segundo ministro, pontos de acesso gratuito saltarão de 3.258 para 7.100

BRASÍLIA. O governo quer mais do que dobrar o programa Governo Eletrônico ¿ Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Por meio dele, são instalados pontos de conexão à internet banda larga (alta velocidade) que podem ser acessados gratuitamente pela população. Os 3.258 pontos (antenas) do Gesac serão ampliados para 7.100. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou que será realizada uma nova licitação para a contratação de empresas que vão fornecer o serviço.

O contrato da Vicom, atual fornecedor, termina em julho de 2007. A estimativa do governo é que serão gastos com o programa R$4,8 milhões por mês com a conectividade e R$435 mil por mês com instrutores.

¿ A inclusão digital é prioridade do governo. O país que tem conectividade, com internet em banda larga, dá um salto de desenvolvimento. A conexão via telefone é cara e inviável ¿ disse o ministro.

A proposta é que exista pelo menos um ponto do Gesac em cada município do país. Hoje, os pontos são instalados em cidades ou comunidades com baixa renda per capita ou de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O número de usuários por mês deverá subir dos atuais quatro milhões para dez milhões. Em cada unidade existem cerca de sete computadores.

¿ Vamos chegar com a internet em todos os municípios brasileiros, principalmente nos pequenos ¿ garantiu Hélio Costa.

Velocidade de conexão dependerá da demanda

A conexão à internet poderá ser feita por via terrestre (ADSL) ¿ 2.750 pontos ¿ ou por satélite ¿ 4.350 pontos. Atualmente, a conexão é feita apenas por satélite. O ministério constatou que em muitos locais, como no Rio e em Belo Horizonte, já existe a ligação terrestre, o que poderá baratear o custo do programa.

As velocidades de acesso vão variar de 256 kbps, que serão 62,5% dos pontos do Gesac, até 2 Mbps, 5,7% do total. Hélio Costa disse que a velocidade da conexão dependerá do tipo de demanda do consumidor e poderá ser modificada ao longo do contrato.

O edital de licitação deverá ser publicado no dia 21 de dezembro e o pregão deverá ser realizado em 23 de janeiro de 2007. A implantação das conexões obedecerá a um cronograma e todas deverão estar em funcionamento até o início de 2008.