Título: NA BAHIA, LULA SE ISOLA E NÃO APARECE NA PRAIA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O País, p. 8

Jaques Wagner diz que presidente orientou os ministros a resolver o caos do setor aéreo

SALVADOR. Quem esperou para assistir ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mergulhar na praia de água azul e calma de Inema, na Base Naval de Aratu, a 40 quilômetros do centro de Salvador, saiu frustrado. Apesar do dia de sol forte, Lula não apareceu em público no seu segundo dia de descanso na Bahia, levantando suposições.

Para muitos, o presidente esquivou-se dos fotógrafos de plantão, sentindo-se desconfortável por ter aparecido nos principais jornais do país, ontem, deitado na grama, sob o sol, enquanto nos aeroportos brasileiros a situação era de caos em razão da operação-padrão realizada pelos controladores de vôo.

Outros acreditavam que Lula teria aproveitado o dia para passear de barco e pescar. Pelo menos algumas varas haviam sido preparadas desde que o comando da Base foi informado da visita. Havia 40 delas à disposição de Lula. Em janeiro quando hospedou-se pela primeira vez em Inema, Lula pescou em companhia do general Gonçalves Dias, chefe da sua segurança.

No entanto, a presença, na praia, durante boa parte da manhã, do general Dias e de integrantes da segurança, levou a crer que Lula tivesse optado pela privacidade. Pode ter ficado numa área reservada, como o Hotel de Trânsito, ponto de intensa movimentação, com a ida vinda dos parentes e amigos que acompanham Lula ¿ ele viajou com cerca de 15 pessoas: a primeira-dama Marisa Letícia, os filhos, noras, netos e amigos. A presença permanente de um bote da Guarda Costeira impedia a aproximação de qualquer embarcação estranha à Base.

Governador eleito diz que Lula orientou ministros

O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse não acreditar em desconforto por parte do presidente, embora afirme que ele tem consciência dos constrangimentos que a população está passando, em razão dos transtornos no setor aéreo brasileiro. Segundo Wagner, ele deixou os seus ministros, sobretudo o ministro da Defesa, Waldir Pires, orientados a resolver todos os problemas.

Wagner, que embarcou ontem para a Espanha, não foi visitar Lula. Deu apenas um telefonema para se despedir e desejar uma feliz estada ao presidente. A mulher de Wagner, Fátima, que o acompanhou, despediu-se de Lula dizendo:

¿ Estamos viajando, mas deixamos a lua da Bahia de presente para o senhor.

¿ Ele me convidou para aparecer em Inema, mas preferi não ir, porque percebi que o seu interesse era ficar com a família, descansando, e ele merece ¿ completou Wagner.