Título: Lula: Brasil precisa de mutirão anticorrupção
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O País, p. 8

Petista diz que país necessita de uma ¿Operação Mãos Limpas¿, com a ajuda da Justiça, e da reforma política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi estrela de três publicações européias nessa sexta-feira. Os jornais ¿El País¿, da Espanha, ¿La Repubblica¿, da Itália, e ¿Le Figaro¿, da França, publicaram entrevista concedida pelo presidente em Brasília, pouco antes de embarcar para Salvador, na Bahia, para descansar. O destaque do ¿La Repubblica¿, segundo a BBC Brasil, foi a uma declaração de Lula, sobre a necessidade de aprovação da reforma política para acabar com a corrupção. O presidente afirmou que o país precisa de uma ¿Operação Mãos Limpas¿ para acabar com a corrupção, em referência ao processo que extinguiu esquema de corrupção na Itália, nos anos 90.

¿ Não acredito que a reforma política resolverá tudo. Precisamos do trabalho da Justiça para acabar com a impunidade ¿ afirmou Lula.

Na entrevista, o presidente afirmou que o Brasil não quer assumir um papel de liderança, mas de parceria, no continente latino-americano.

¿ Eliminamos do nosso dicionário o verbete ¿hegemonia¿. O Brasil não quer liderar nada, quer ser sócio de todos os países e trabalhar em harmonia ¿ disse o presidente.

Lula se disse ainda ¿orgulhoso¿ da política de luta contra a corrupção, em seu primeiro mandato. Ele qualificou de ¿golpe duríssimo¿ o envolvimento de membros do PT em denúncias de corrupção.

O ¿El País¿ destacou as comparações feitas com freqüência entre o governo Lula e o do venezuelano Hugo Chávez. Sobre o paralelo, Lula foi enfático:

¿ Não tem sentido. Cada presidente governa em função da cultura política do seu país. Creio que Chávez é bom para a Venezuela. O mesmo acontece com Evo Morales. Mas quando se trata de política exterior na América do Sul, pensamos igual. Mas quando se trata de políticas estratégicas, ele pode pensar em uma coisa e eu em outra ¿ afirmou o presidente.

Em editorial publicado ontem, o ¿Le Figaro¿ classifica a eleição de Lula como triunfal, elogia a diplomacia de seu governo como um exemplo de eficácia e diz que o presidente brasileiro, ex-metalúrgico, se tornou uma das grandes personalidades mundiais. Para o jornal francês, Lula começa o segundo mandato com a determinação de fazer o Brasil um dos principais atores da cena internacional.

No texto, o jornal afirma que a voz de Lula terá cada vez mais peso no cenário mundial nos próximos quatro anos, tanto nas negociações comerciais, como no âmbito Norte-Sul, na construção de uma nova América Latina e nos debates sobre o futuro do planeta.