Título: MARCO AURÉLIO CONDENA A `VITIMIZAÇÃO¿ DA MÍDIA
Autor: Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O País, p. 9

Para o presidente do PT, alguns setores da imprensa querem estar acima da sociedade

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, criticou mais uma vez o comportamento da imprensa que, segundo ele, tem se declarado ameaçada e vítima do governo. Marco Aurélio disse que o recente caso no qual repórteres da revista ¿Veja¿ acusaram a Polícia Federal de tentativa de intimidação é um exemplo de ¿vitimização¿.

¿ Acho deplorável e condeno qualquer ato que atinja a liberdade de imprensa. Em relação a essa vitimização, tem a história dos profissionais da ¿Veja¿ que foram à PF depor. Esse é um bom exemplo, pois se o jornalismo investigativo tivesse sido feito, a procuradora (Elizabeth Mitiko Kobayashi) teria sido ouvida para confirmar ou não o acontecido. E ela não apenas não confirmou como divulgou uma nota afirmando que isso não ocorreu ¿ disse Marco Aurélio, ao site ¿Terra Magazine¿.

Marco Aurélio considerou que há uma ¿postura antidemocrática¿ de alguns órgãos de comunicação, que querem se colocar ¿acima da sociedade e não como uma parte dela¿. Para o presidente do PT há ¿um mal-estar¿ em redações, provocado pelo cancelamento de assinaturas de jornais e revistas que deveria ser motivo para uma auto-reflexão.

¿ Tenho recebido informações de pessoas que estão cancelando ou anunciando o cancelamento de assinaturas. E isso não é uma campanha minha. Não temos nada com isso, mas me dou o direito de propor a auto-reflexão, que a mídia fará ou não. É uma decisão que não me cabe.