Título: HORÁRIO DE VERÃO ENTRA EM VIGOR À MEIA-NOITE
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O País, p. 13

Medida vai valer até 25 de fevereiro e, segundo o governo federal, reduzirá de 4% a 5% a demanda do horário de pico

BRASÍLIA. O horário de verão 2006/2007 começa a zero hora deste domingo. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida, que terá duração de 111 dias, vale para os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O término do horário de verão está marcado para o dia 25 de fevereiro de 2007, no domingo após o carnaval.

O principal objetivo do horário de verão é reduzir a demanda de energia no horário de pico, entre 19h e 21h. Isto evita a sobrecarga de linhas de transmissão, maiores gastos com a geração de energia termelétrica e minimiza a necessidade de novos investimentos em áreas localizadas. Normalmente, nesta época do ano há um aumento de consumo por causa do crescimento da produção industrial da época de Natal, e do aumento da temperatura no verão.

Com o horário de verão, há um melhor aproveitamento da luz solar e a iluminação pública e a energia nas residências são ligadas após as19h, quando começa a cair o consumo industrial.

TSE determinou que medida começasse mais tarde

A aplicação do horário é feita no Sul, Sudeste e Centro-Oeste porque nessas regiões é possível um melhor aproveitamento da luz solar nessa época do ano. A expectativa do governo é de que haverá redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico, o equivalente a 2 mil megawatts (MW). O horário de verão permite normalmente uma economia total de energia de 1%. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Sudeste e Centro- Oeste, a redução na demanda deverá ser de 1.560 MW, aproximadamente duas vezes o consumo máximo de Brasília. Na região Sul a redução deverá ser de 530 MW, o que equivale a 80% do consumo máximo de Porto Alegre (RS) na hora de ponta.

No último horário de verão 2005/2006 houve redução da demanda no Sudeste e Centro- Oeste de 1.665 MW, equivalente à demanda no horário de ponta de Belo Horizonte (MG) e de 560 MW no Sul, 90% da energia no horário de ponta de Porto Alegre (RS).

Este ano o horário de verão vai começar mais tarde por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que evitou, assim, que as urnas eletrônicas precisassem ser reprogramadas para o segundo turno das eleições. O início da medida foi transferido para o primeiro domingo de novembro, quando normalmente começa em meados de outubro.

Esta é a 36ª vez que o horário de verão é implantado no Brasil. Ele começou a vigorar no país em 1931 e durou cinco meses. A partir de 1985 vem sendo adotado todos os anos. Estados Unidos, Rússia e países da União Européia adotam o horário de verão entre março e outubro devido à sua localização geográfica no hemisfério Norte. Já os países do hemisfério Sul, como Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Chile, Paraguai, adotam o horário entre outubro e março.