Título: Afastamento de controladores, após acidente da Gol, deflagrou operação
Autor: Eliane Oliveira, Regina Alvarez e Monica Tavares
Fonte: O Globo, 04/11/2006, Economia, p. 28

Presidente de associação diz que saída dos profissionais causou `o caos¿

BRASÍLIA. A operação-padrão realizada até a última quinta-feira pelos controladores de vôo de Brasília está diretamente ligada ao acidente da Gol, ocorrido no mês passado, quando 154 pessoas morreram. Fontes do Ministério da Defesa afirmaram que os controladores jamais se conformaram com o afastamento dos oito funcionários que estavam na torre de controle no dia da queda da aeronave.

A jornada ficou mais pesada e, segundo o presidente da Associação dos Controladores de Vôo, Wellington Rodrigues, atualmente há 18 controladores afastados por motivos de saúde, dos quais quatro estão internados. Rodrigues afirmou que a saída dos profissionais mostrou que a realidade da categoria é preocupante:

¿ A saída dos controladores causou o caos. A situação de estresse é evidente.

Movimento estava encubado, diz fonte da Aeronáutica

Já fontes do Comando da Aeronáutica afirmaram que o acidente da Gol foi uma oportunidade para que um grupo de Brasília conseguisse deflagrar o movimento, que estava encubado há bastante tempo. Criou-se um ambiente favorável à operação-padrão, ocorrida um mês depois da queda do avião.

¿ Houve uma usurpação maldosa de movimentos políticos existentes. Deram uma dimensão exagerada ao caso ¿ comentou essa fonte, acrescentando que existe o temor de que seja passada para a sociedade uma falsa idéia de insegurança.

Problemas físicos e psicológicos aumentaram

Desde o acidente do vôo 1907 da Gol, aumentou a incidência de problemas físicos e psicológicos dos controladores de vôo, segundo uma fonte da categoria. O estresse a que os funcionários são submetidos vem provocando distúrbios diversos, como insônia, hipertensão e problemas gastrointestinais. O controlador ouvido pelo GLOBO aponta, ainda, os baixos salários e a pesada jornada de trabalho.

www.oglobo.com.br/participe