Título: EUA TIRAM DO AR SITE QUE ENSINA A FAZER BOMBA A
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O Mundo, p. 35

Material fora apreendido no Iraque

WASHINGTON. Em março de 2006, o governo americano criou uma página na internet ¿ chamada ¿Operation Iraqi Freedom Document Portal¿ (Portal de Documentos da Operação Liberdade no Iraque) ¿ para tornar pública uma grande quantidade de documentos capturada durante a guerra. Mas, nas últimas semanas, foram disponibilizados no site alguns relatórios que especialistas em armas de destruição em massa acreditam ser um perigo. Eles detalhavam as pesquisas secretas de Saddam Hussein com materiais nucleares antes da Guerra do Golfo, em 1991. Um guia básico sobre como construir uma bomba atômica ¿ o que, pelo conteúdo dos documentos, o Iraque estava próximo de obter.

Na quinta-feira à noite, o governo tirou o site do ar, depois que o ¿New York Times¿ indagou à CIA (agência de inteligência americana) sobre a preocupação dos especialistas. Um porta-voz da agência afirmou que a página foi suspensa até que seu conteúdo seja ¿revisto e aprovado para visitação pública¿.

Fontes ouvidas pelo jornal afirmaram que autoridades da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) classificaram de ¿chocante¿ as informações explícitas contidas na página e entraram em contato com o governo americano sobre a questão. O temor da agência era que países como o Irã conseguissem ali informações sobre como construir bombas.

O site continha cerca de 12 documentos, com gráficos, diagramas, equações e longas narrativas sobre construção de bombas. Por exemplo, detalhava como construir circuitos para provocar uma explosão nuclear e como detoná-los, assim como identificava todos os ingredientes radioativos essenciais na fabricação de um artefato.

O governo teria resolvido disponibilizar os dados na internet devido à pressão que sofreu antes e depois da invasão do Iraque, em 2003, quando foi contestado por muitos sobre sua crença de que Saddam Hussein desenvolvia um programa de armas de destruição em massa.