Título: A FORÇA DO VOLUNTARIADO
Autor: Cristina Azevedo
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O Mundo, p. 36

Trabalhando sem remuneração, eleitores são força vital na campanha

CINCINNATI, Ohio. Eles têm idades variadas. Alguns mal saíram da adolescência, enquanto outros já passaram dos 60 anos. A disposição, no entanto, é a mesma. Ficam horas falando ao telefone, carimbando envelopes ou indo de porta em porta na tentativa de convencer eleitores indecisos a votarem em seus candidatos e, aos que já se decidiram por partidos, a saírem de casa para votar no dia da eleição.

Trabalhando como voluntários, eles são uma força vital nas campanhas, que, apesar de milionárias, cada vez mais têm suas verbas consumidas por anúncios nas TVs. No comitê do republicano Steve Chabot, candidato ao Congresso por Ohio, um grupo de jovens carimba sem parar as cartas que serão enviadas aos eleitores.

¿ Semana passada, carimbamos mais de dois mil envelopes em poucas horas ¿ conta Mike Ensminger, gerente de campanha de Chabot, que também começou como voluntário. ¿ Manter a motivação deles é muito importante. Por isso, fazemos festas, eles tiram fotos com políticos. Se percebemos que algum tem inclinação para a política, procuramos integrá-lo o time e o contratamos.(C.A.)