Título: Cesar Maia de eleição a `elección¿
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O Mundo, p. 37

Prefeito está na Nicarágua

MANÁGUA. Mais de mil observadores estrangeiros acompanharão as eleições amanhã. A estes se somam 400 jornalistas do exterior. Mas entre estes turistas eleitorais está uma pessoa que não se encaixa em nenhuma das duas categorias: o prefeito carioca Cesar Maia está no país desde segunda-feira para, segundo suas próprias palavras, ¿cobrir as eleições¿. Alçado à categoria de analista político nos últimos anos, com o blog que manteve, o prefeito dizia mesmo antes de pisar em solo nicaragüense que torcia ¿contra o Ortega¿.

¿ O que ocorre aqui é um processo curioso. Um país tão pobre, mas que está no meio de uma luta geopolítica muito forte entre Estados Unidos e Venezuela ¿ analisa.

O prefeito, que viajou a convite da prefeitura sandinista de Manágua, visitou cidades do interior. E se diz intrigado com a postura de Daniel Ortega nestas eleições.

¿ Ele se aproximou do cardeal Miguel Obando y Bravo. Da direita de Arnoldo Alemán. É como se dissesse: ¿Pode votar em mim que sou confiável¿. E essa gente não brinca em serviço. Ele não vai poder ser contra a propriedade.

O prefeito chegou a comparar o candidato sandinista com o PT e o presidente Lula.

¿ É difícil saber o que Ortega quer com tal composição. Talvez o poder pelo poder. Há partidos que mudam ao vencerem. Pode acontecer de ser um partido de cooptação, como o PT passou a ser. Em 2002 Lula se aproximou de Sarney e ACM. Esta aproximação com a direita foi confortável. (R.G.)