Título: A LUTA INTERNA DO PT NÃO VAI CHEGAR AO PLANALTO¿
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O País, p. 3

Lula diz que não deixará governo ser dominado pelas disputas no partido

BRASÍLIA. Num desabafo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não vai deixar seu governo ser dominado por brigas internas do PT e disputas entre tendências. Lula avisou que não aceitará que embates e confrontos existentes nos partidos aliados tomem conta de seu segundo mandato.

¿ Não vou deixar a luta interna do PT subir os degraus do Palácio do Planalto. Também não vou aceitar trazer para o governo problemas dos outros partidos ¿ disse Lula, numa conversa reservada.

O recado do presidente tem endereço certo: o próprio PT. Ele demonstrou estar incomodado com o noticiário sobre a guerra interna entre as correntes petistas que dominou a reunião da Executiva Nacional do PT, esta semana, em Brasília. A reunião elaborou uma resolução para reafirmar a retomada da linha de esquerda que marcou o segundo turno da campanha presidencial. Lula disse que não aceitará pressão do partido e que esse tipo de debate público, poucos dias após a eleição, não ajuda seu governo.

Para assessores palacianos, a briga de tendências no PT invadiu praticamente todo o governo no primeiro mandato, causando certa paralisia. O presidente costuma citar como exemplo de disputa de poder prejudicial ao governo a guerra entre os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), que dominou os dois primeiros anos do mandato.

Lula tem citado com freqüência a necessidade de harmonia em seu governo e de menos disputa interna. Mas isso não significa dizer que ele vai deixar de lado a queda-de-braço no PT. Pelo contrário. Já avisou que vai monitorar o partido e que considera fundamental a oxigenação do PT. Lula quer que a nova direção do partido reflita a nova geografia do poder que emergiu das urnas. Ele acredita que será preciso mudar o perfil do comando do partido.