Título: SANGUESSUGAS: PF INDICIA DEPUTADO POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O País, p. 13

Nilton Capixaba teria estreitas ligações com Luiz Antônio Vedoin

BRASÍLIA. A PF indiciou o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, ele mantinha estreitas ligações com o chefe da máfia dos sanguessugas, Luiz Antônio Vedoin, e são fortes os indícios de que recebeu dinheiro para apresentar emendas para licitações que, mais tarde, seriam vencidas por empresas de Vedoin.

Em depoimento ao delegado Rodrigo Gomes, Capixaba confirmou que recebeu dinheiro de Vedoin. Mas alegou que era contribuição de campanha. A polícia não acreditou na versão. Capixaba também responde a processo no Conselho de Ética da Câmara. A polícia está investigando, ao todo, 84 parlamentares, a pedido do STF.

Assessor confirma propinas a deputada

O assessor parlamentar Marco Antônio Lopes confirmou, em depoimento à PF, que Vedoin fez vários pagamentos de propina à deputada Elaine Costa (PTB-RJ). Lopes disse que o dinheiro era depositado na conta dele ou na conta da própria deputada. O assessor prestou depoimento à PF na semana passada. Lopes foi um dos 54 assessores, empresários e servidores públicos que tiveram a prisão decretada pela Justiça Federal na Operação Sanguessuga.

Lopes disse ainda que Vedoin destinava a Elaine Costa 10% do valor de cada emenda apresentada para compra de ambulâncias. A deputada está na lista dos 69 parlamentares que respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara.

O vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), apresentou requerimento ontem para convocar o empresário Tito Ferreira Júnior para prestar depoimento. Júnior, segundo informações da Polícia Federal, seria o proprietário do avião PT-JJV. Jungmann e os policiais acreditam que a aeronave seria usada pelo empresário Valdebran Padilha para transportar de São Paulo a Cuiabá o dinheiro que seria pago a Luiz Antônio Vedoin pelo dossiê contra políticos tucanos.