Título: SITE DO PT É USADO PARA ATAQUES
Autor:
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O País, p. 13

SÃO PAULO. Com uma série de artigos e reportagens publicadas ontem em seu site, o PT acirrou os ataques à imprensa. Sobrou até para Ana Maria Braga, apresentadora do ¿Mais Você¿, na TV Globo. A escalada de agressividade com a imprensa contraria o que disse o presidente Lula no dia da eleição, quando afirmou que vai melhorar a relação com os jornalistas.

¿ Essas reações incabidas são um extremo que não serve absolutamente a ninguém ¿ disse ontem o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

Em artigo intitulado ¿O luto de Ana Maria Braga¿, a dirigente petista Angélica Fernandes, integrante do diretório nacional, acusa a apresentadora de ter feito campanha velada para o candidato tucano Geraldo Alckmin durante a eleição presidencial. Embora admita não ter provas ¿ nem sequer declarações da apresentadora ¿ que embasem sua argumentação, Angélica diz que Ana Maria usou um vestido preto no programa de segunda-feira em suposto sinal de luto pela derrota tucana.

¿Não sei se foi intencional¿, admite a petista, mas mesmo assim faz ataques. Ana Maria preferiu não se manifestar sobre o texto publicado no site do PT.

Em outro artigo intitulado ¿Imprensa, eleições e credibilidade¿, Franzé Ribeiro, identificado apenas como ¿jornalista e especialista em gerência de marketing¿, diz que com as novas tecnologias os grandes órgãos de imprensa têm perdido o poder e a influência. ¿As pesquisas, em breve, deverão registrar que a imprensa continua influenciando muito, mas perdeu credibilidade na campanha eleitoral¿.

Já o pesquisador da Universidade de Brasília (UNB) Venício Arthur de Lima diz em ¿A mídia está em discussão¿, que os recentes episódios envolvendo jornalistas e a cobertura da eleição presidencial finalmente colocaram a mídia no centro do debate nacional. ¿Esse debate tardio só pode ser bem-vindo e quem ganha com ele é a democracia brasileira¿, diz Lima.

Além disso, o PT reproduziu uma entrevista na qual o jornalista Mauro Santayana diz que ¿os jornalistas perderam o sentimento de solidariedade com o povo¿, e uma reportagem da agência Carta Maior, em que a jornalista Bia Barbosa comemora o fato de um repórter da TV Globo ter sido impedido por militantes do PT de gravar sua reportagem durante a festa da vitória de Lula na Avenida Paulista, domingo.