Título: Saúde: tecnologia de ponta concentrada no Sudeste
Autor: Rogério Daflon
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O País, p. 17

Equipamentos nas outras regiões ficam nas capitais

A pesquisa de Assistência Médico-Sanitária do IBGE mostra que há uma concentração de equipamentos de saúde de maior tecnologia ¿ como tomógrafos e aparelhos de ultrassonografia¿ no Sudeste, ao mesmo tempo que faltam aparelhos do gênero em outras regiões do país.

No Norte, por exemplo, só 71 estabelecimentos de saúde têm tomógrafo. No Nordeste, só 294. O equipamento de quimioterapia repete a lógica: existe em apenas 17 estabelecimentos de saúde no Norte, 111 no Nordeste e 55 no Centro-Oeste.

Para o médico sanitarista Marco Antônio Andreazzi, a concentração de equipamentos de saúde no Sudeste salta aos olhos. Para ele, tal concentração representa custos para as clínicas e hospital da região, e essas despesas incidem sobre os planos de saúde ¿ a classe média, nesse caso, sofre com esse impacto. Mas o problema mais grave é a falta de equipamentos nas outras regiões.

¿ Há que se ressaltar que, tirando a Região Sudeste, os equipamentos nas outras regiões se concentram nas capitais. No Brasil, temos uma medicina cara e o acesso a ela não é uniforme ¿ afirmou Andreazzi.

Setor privado domina serviço de hemodiálise

Ao se observar um exame mais comum, como o de ultra-som, novamente a Sudeste mostra-se hegemônica, com 6.487 estabelecimentos com esse aparelho. A região é seguida pela Nordeste com 3.403, pela Centro-Oeste, com 1.380 e pela Norte, com 758. Para a pesquisado do IBGE Maria Isabel Mendes, que coordenou a pesquisa, a região Norte tem características que podem dificultar o atendimento.

¿ Há normalmente grandes distâncias a serem percorridas nesta região em busca de atendimento. Portanto, deve haver uma preocupação de equipar as cidades para que os grandes deslocamentos não comprometam ainda mais a saúde o paciente ¿ disse Maria Isabel.

Andreazzi acrescentou que Manaus é a cidade do Norte que mais concentra os estabelecimentos de saúde e, conseqüentemente, os equipamentos de maior tecnologia:

¿ Isso dificulta tudo para o usuário dessa região que mora longe da capital.

Apesar da concentração no Sudeste, a pesquisa do IBGE revelou um aumentou oferta de equipamentos nas regiões Norte e Nordeste e apontou tendência de diminuição da desigualdade regional. Cresceu, por exemplo, o total de mamógrafos.

O setor privado, como um todo, domina os serviços de maior tecnologia. No tratamento de hemodiálise, por exemplo, o setor público detém apenas 9,8% desse atendimento, cabendo ao setor privado 82,5%.