Título: PARTIDOS PERDEM ELEITORES, DIZ PESQUISA
Autor: Cristina Azevedo
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O Mundo, p. 35

Número dos que se declaram independentes é cada vez maior

SACRAMENTO, Califórnia. Os políticos têm um problema a mais a enfrentar na Califórnia. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado, todos os partidos têm perdido eleitores declarados na região, ao mesmo tempo em que cresce o número de pessoas que se declaram independentes.

Como estes formam um grupo muito heterogêneo, é difícil definir que mensagem enviar a eles, numa campanha em que milhões são gastos com pesquisas e consultorias.

Os dados divulgados pelo secretário de Estado, Bruce McPherson, mostram que os que se declararam democratas caíram de 44,7% em 2002 para 42,7% em 2006. Os que se declararam do Partido Republicano caíram um pouco menos, passando de 35,3% para 34,3%, enquanto os chamados ¿terceiros partidos¿ ¿ como os verdes ¿ que já tinham uma expressão reduzida, foram de 5% para 4,4%.

O crescimento ficou por conta daqueles que se recusam a declarar sua preferência partidária no momento de se registrar como eleitores. Segundo o levantamento, passaram de 15%, em 2002, para 18,6% este ano.

Essa tendência vem desde a década de 1990, quando eles eram apenas 9% do eleitorado, e parece ter se acelerado desde que os eleitores derrubaram o governador Gray Davis, numa eleição para decidir se seu mandato continuaria ou não, e colocaram em seu lugar Arnold Schwarzenegger.

Para consultores políticos, o desafio é descobrir quem são essas pessoas apontadas nas pesquisas que não se identificam completamente com nenhum dos partidos.

¿ Os independentes não estão no meio do caminho. Muitas vezes, são pessoas que acham que os republicanos não estão suficientemente à direita, ou que os democratas não estão suficientemente à esquerda. Outros se acham em conflito entre um partido e outro. Alguns administradores de campanha acham simplesmente que é desperdício de dinheiro se concentrar em quem não sabe quem é. Mas não se pode ignorá-los ¿ diz o consultor Sal Russo. (Cristina Azevedo)