Título: POLÍTICAS CIENTÍFICAS IMPULSIONAM APOIO
Autor: Cristina Azevedo
Fonte: O Globo, 02/11/2006, O Mundo, p. 35

Governador apóia estudos com células-tronco embrionárias e leis contra aquecimento global

Republicano como George W. Bush, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, vem se afastando cada vez mais do presidente, pelo menos no que diz respeito a políticas científicas. Além de apoiar e sancionar leis locais de vanguarda com o objetivo de minorar os efeitos do aquecimento global, o governador defende também as pesquisas com células-tronco ¿ temas duramente combatidos pela Casa Branca ¿ num movimento que pode ter lhe rendido apoio popular.

Há um mês, Schwarzenegger sancionou uma lei que transformou a Califórnia no primeiro estado americano a estabelecer limites para as emissões de gases do efeito estufa. Hoje, refinarias de petróleo e indústrias de geração de energia são obrigadas a reduzir suas emissões de gases-estufa em 25% até 2020.

A lei proíbe ainda que indústrias da Califórnia firmem contratos a longo prazo com fornecedores que não cumpram as diretrizes californianas de redução das emissões. Para os defensores da lei, as novas regras impulsionarão a busca por energia mais limpa.

A nova legislação ganhou ainda apoio declarado do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que classificou o dia de sua assinatura como ¿histórico para todo o mundo¿.

¿ Temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para amenizar o aquecimento global antes que seja tarde demais ¿ afirmou Schwarzenegger na época, num discurso que bate de frente com o do presidente.

Bush se recusou a assinar o Acordo de Kioto para a redução de emissões, embora os EUA sejam os maiores responsáveis pelo lançamento de gases que contribuem para o aquecimento global ¿ cerca de 40% do total mundial.

Alguns dias antes da aprovação da lei, a Califórnia instaurou ainda uma ação judicial inédita acusando seis das maiores montadoras de automóveis do mundo ¿ Ford e Honda entre elas ¿ pela emissão de gases-estufa e cobrando uma indenização pelos danos causados.

Schwarzenegger voltou a provocar a ira de seus partidários republicanos há poucos dias, ao apoiar uma lei que financiará, com verbas estaduais, pesquisas com células-tronco embrionárias, num valor total de US$3 bilhões.

Republicanos são tradicionalmente contrários aos estudos porque, alegam, eles implicam a destruição de embriões.