Título: Tarso defende menos espaço para o PT em prol da coalizão
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O País, p. 5

Ministro não volta a falar em fim da ¿Era Palocci¿

PORTO ALEGRE. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem, em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que o PT deverá ter menos espaço no novo mandato em favor do governo de coalizão a ser negociado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tarso não voltou a falar em ¿fim da Era Pallocci¿, mas apenas em contradições existentes no período.

¿ É opinião pessoal, não do presidente, porque não conversei com ele sobre isso e nem estou dizendo que seja do partido. Mas, na minha avaliação, se algum partido deve ceder espaço para que essa coalizão seja ampla e estável, esse partido é o PT. E por quê? O PT tem o presidente da República, então é o partido hegemônico da coalizão através da própria figura do presidente ¿ disse o ministro durante a entrevista.

Sobre a polêmica entre desenvolvimentistas e monetaristas, Tarso foi cuidadoso:

¿ Este período de quatro anos teve contradições importantes. A síntese é positiva no sentido de que, independentemente do juízo sobre a questão, as condições para o crescimento estão dadas. Não são visíveis para toda a sociedade, mas estão proporcionando medidas desenvolvimentistas, que é o que o presidente tem afirmado.

A preocupação, segundo ele, é alcançar crescimento de pelo menos 5% com inflação baixa.

¿ O conceito emitido pelo presidente foi claro: nós temos é que olhar para o futuro, e o futuro significa uma meta mínima de 5% de crescimento, combinada com estabilidade econômica e baixa taxa de inflação.

A formação do novo ministério, segundo Tarso, será comandada por Lula.

¿ O presidente não mencionou nomes porque quer compor de uma forma diferente da que foi feita no primeiro mandato. Qual é a diferença? Primeiro, é um governo de coalizão, então exige responsabilidade direta dos partidos com sua base parlamentar e uma ação direta do presidente com o partido, para que estabeleça conexão e esta responsabilidade em cima de um programa mínimo. A outra diferença é que ele vai conduzir a formação do ministério pessoalmente.