Título: DOM CLÁUDIO HUMMES: LULA FARÁ BOM GOVERNO
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O País, p. 9

Nomeado para posto no Vaticano, cardeal diz ter esperanças de que segundo mandato traga crescimento ao país

SÃO PAULO. O cardeal Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, recentemente nomeado pelo Papa Bento XVI prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano, disse ontem acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um bom segundo governo. Solicitado a comparar a reeleição do petista e o fim do seu primeiro mandato com a morte e a ressurreição lembradas no Dia de Finados, dom Cláudio evitou comparações:

¿ Não gostaria de misturar tanto as duas coisas. De toda forma, acredito muito, tenho muita fé e esperança de que o Lula fará um bom governo, mesmo que seja um segundo mandato, onde nem sempre é fácil de fazer um bom governo. Mas, como ele diz, ele construiu os fundamentos e agora pode construir. Esperamos que de fato isso aconteça, sobretudo que ele faça crescer o Brasil, dê trabalho ao povo, vença toda essa pobreza. Tudo isso é importante. Enquanto o povo não tem trabalho, não tem como ganhar a sua vida, a sociedade terá de encontrar uma forma de ajudar esse povo ¿ disse o cardeal.

Na opinião de dom Cláudio, que rezou a missa pelo Dia de Finados no cemitério-parque Gethsêmani Anhangüera, que pertence à Igreja Católica, em Perus, na Zona Norte da capital paulista, o presidente Lula terá que saber usar as condições melhores que deverá encontrar no segundo mandato.

¿ Creio que ele (Lula) tem mais condições. Ele deverá saber usá-las ¿ afirmou.

¿Estou plenamente à disposição do Papa¿

Dom Cláudio informou que não tem data marcada para assumir a Congregação para o Clero, responsável pelos cerca de 400 mil padres em todo o mundo. O cardeal disse que ainda deve rezar muitas missas em São Paulo antes de se transferir para Roma.

¿ Estou muito grato ao papa pela confiança que deposita na gente, no Brasil também, porque é um privilégio para o país ter alguém ali junto a ele. Há alguns anos não tínhamos um brasileiro ali, e agora voltamos a ter. Por outro lado, é uma grande responsabilidade. Estou plenamente à disposição do papa. Aquilo que ele precisar, eu estarei ali pronto para fazer ¿ disse.