Título: Campanha virulenta de fim imprevisível
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O Mundo, p. 23

NOVA YORK. Republicanos e democratas consideram a disputa por uma cadeira no Senado por Nova Jersey como uma das mais importantes e decisivas de terça-feira. Os democratas buscam reeleger o complicado Bob Menendez, enquanto republicanos apostam todas as suas fichas no relativamente inexperiente senador estadual Thomas Kean Jr., filho de um ex-governador de Nova Jersey e membro de uma família com muitos laços no estado. É a única cadeira democrata que os republicanos têm chances de tomar e a derrota pode ser fatal para as pretensões de virar o jogo político no Senado.

Os dois candidatos estão recebendo apoio total das estrelas de seus partidos e muitos recursos do fundo eleitoral para propaganda na TV. O senador John McCain, provável candidato republicano à Presidência em 2008, esteve várias vezes no estado fazendo campanha por Kean. Os democratas, por sua vez, mobilizaram suas principais personalidades: os senadores Barack Obama, Edward Kennedy, Hillary Clinton e o ex-presidente Bill Clinton para ajudar Menendez.

Pesquisas mostram vantagem para Menendez de cerca de dois pontos percentuais, 38% a 36%, mas tudo pode acontecer até terça-feira. Menendez e Kean fazem uma das mais virulentas campanhas da história de Nova Jersey, com o republicano acusando Menendez de corrupto e o democrata centrando sua campanha na ligação de Kean com Bush e no apoio incondicional do republicano à guerra no Iraque. Dos 4,8 milhões de eleitores inscritos no estado, 1,15 milhão são democratas e 890 mil republicanos, mas a campanha para registrar novos eleitores pode acabar com o favoritismo de Menendez. (H.C.)