Título: Decisão histórica na mão dos negros
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O Mundo, p. 23

NOVA YORK. Se os democratas ganharem a briga pelo Senado no Tennessee, será uma vitória simbólica. Pela primeira vez, um negro representará um estado sulista desde o fim da Guerra Civil. O candidato do partido ao Senado, Harold Ford Jr., 34 anos, era uma aposta arriscada num estado republicano de história racial sangrenta . Mas ele vem mantendo uma ligeira liderança, com 45% contra 43% de Bob Colker, seu opositor republicano ¿ o que transforma o resultado dessa batalha num fator decisivo para um ou outro partido conseguir maioria.

O republicano se descreve como tendo perfil mais próximo ao de um senador, mas não vem hesitando em baixar o nível da campanha, nem sempre ganhando votos. Foi ele quem botou no ar um anúncio em que uma loura sedutora pedia a Ford para telefonar, pouco depois de ¿denunciar¿ que o candidato participara de uma festa com as coelhinhas da Playboy, quando na verdade ele fora a uma recepção com três mil pessoas.

¿ Foi um erro imenso ¿ diz John Zogby, do instituto Zogby International.

Os republicanos tentam ridicularizar Ford, deputado há cinco mandatos, descrevendo-o como um washingtoniano de gostos caros.

O republicano de 54 anos passou a maior parte da vida tentando criar sua próspera empresa de construção, mas em 2001 foi eleito prefeito da capital do Tennessee, e tem a seu favor o reconhecimento dos eleitores pela recuperação da cidade. Democrata e republicano duelam sobre temas habituais ¿ guerra, energia, educação ¿ defendendo as posições dos partidos. Mas eleitores negros podem decidir a favor do democrata, desde que resolvam sair de casa para votar. (H.C.)