Título: TIROS CONTRA VISITA DO PAPA À TURQUIA
Autor:
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O Mundo, p. 24

Protesto em Istambul aumenta tensão em relação à viagem de Bento XVI

ISTAMBUL. Um homem fez disparos ontem em frente ao Consulado da Itália em Istambul em protesto contra a visita do Papa Bento XVI ao país de maioria muçulmana, aumentando as preocupações sobre a segurança do Pontífice. A visita está prevista para o fim deste mês.

¿ Eu fiz o que todo muçulmano deve fazer. Deus queira que o Papa não venha à Turquia, mas, se ele vier, verá o que acontecerá com ele ¿ afirmou Ibrahim Ak, de 26 anos, logo após ser detido.

Bento XVI vem recebendo ameaças ligadas a sua visita à Turquia, marcada para o período de 28 de novembro a 1º de dezembro, desde setembro, quando deu uma palestra na Alemanha na qual citou um imperador bizantino do século XIV numa passagem interpretada como uma crítica ao profeta Maomé. A idéia de cancelar a viagem chegou a ser cogitada.

¿ Consideramos que esse foi um incidente isolado que não perturba os preparativos para a viagem ¿ afirmou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

Mas a visita provoca forte controvérsia no país. Nacionalistas e ativistas islâmicos vêm pedindo que a viagem seja cancelada. O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, um muçulmano devoto, anunciou que não poderá se encontrar com o Papa em razão de sua agenda. Especialistas dizem que nunca um chefe de Estado se disse impedido de se encontrar com um papa em visita a seu país.

¿ Se surgir uma oportunidade para Erdogan se encontrar com o Papa, ele fará isso. Mas, neste momento, parece muito difícil em razão de sua agenda ¿ afirmou um funcionário do governo turco.

O Papa disse várias vezes que não teve intenção de ofender os muçulmanos e que sentia muito o fato de seu discurso ter sido interpretado dessa forma, mas jamais fez um pedido inequívoco de desculpas como queriam algumas lideranças islâmicas.

O Pontífice foi alertado pelo próprio homem que atentou contra a vida de João Paulo II, o turco Mehmet Ali Agca que, atualmente, está preso em Istambul por roubo e assassinato, depois de cumprir pena de 19 anos pelo atentado.

¿ Como alguém que conhece bem essas questões, eu digo que sua vida está em perigo. Não venha à Turquia ¿ disse Agca, por intermédio de seu advogado.

O principal objetivo da visita do Papa é se encontrar com o patriarca ecumênico Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos.