Título: MANIFESTANTES ENFRENTAM A POLÍCIA EM OAXACA
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O Mundo, p. 25

Pelo menos seis pessoas ficam feridas em mais um dia de violência no sul do México

CIDADE DO MÉXICO. Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas três jornalistas, durante violentos confrontos entre opositores e policiais em Oaxaca, no sul do México. As tropas romperam barricadas montadas pelos manifestantes e retomaram pontos da cidade ocupados, entre eles uma universidade. Os policiais foram recebidos com tiros e bombas de fabricação caseira mas não há relatos de mortes, segundo as autoridades.

¿ Cerca de 200 policiais participaram da operação para a retomada de pontos da cidade tomados pelos manifestantes. Houve resistência mas fomos bem sucedidos ¿ disse um porta-voz da polícia.

Os opositores, a maioria professores grevistas, exigem a renúncia do governador Ulises Ruiz, que se recusa a deixar o poder.

Entre os feridos nos confrontos de ontem estava o repórter fotográfico do jornal ¿El Universal¿ David Jaramillo, que precisou ser levado de helicóptero para a Cidade do México, em estado grave.

Responsáveis pela morte de americano são detidos

Ontem, os manifestantes apontados como responsáveis pela morte do cinegrafista americano Bradley Will durante os distúrbios da semana passada foram detidos e entregues às autoridades judiciais, informou o governo de Oaxaca, que estava sendo pressionado pelos Estados Unidos e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para encontrar os culpados.

¿ Conseguimos determinar a responsabilidade de Abel Santiago Zórate e Orlando Manuel Aguilar Coello no episódio ¿ disse um porta-voz do governo.