Título: CAMPO LIBERAL ESTÁ DIVIDIDO
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O Mundo, p. 43

MANÁGUA. A mudança radical na imagem de Daniel Ortega não foi a única novidade da campanha eleitoral nicaragüense. A direita, que desde a retomada do poder na eleições de 1990 sempre esteve unida contra o sandinismo, chega às urnas rachada. A divisão entre José Rizo, candidato do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), e Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN), cria condições para uma curiosa possibilidade. Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), pode vencer a eleição no primeiro turno apesar de, provavelmente, ter sua menor votação histórica.

Para isso contribui a mudança da lei eleitoral, feita com apoio do PLC, que abaixou de 45% para 35% o número de votos para que haja um vencedor no primeiro turno. Mas, principalmente, isso se deve à divisão da direita, que nunca teve menos de 40% dos votos.

¿ O campo liberal chegará às urnas fortemente dividido ¿ diz o cientista político Alberto Cartés Ramos.

Cientistas políticos locais analisam que Montealegre e Rizo em momento algum conseguiram transmitir ao eleitor propostas diferentes um do outro. Mais do que dividir votos, boa parte da campanha deles foi direcionada a atacar o adversário da direita, e não Ortega.

Nas últimas pesquisas, Ortega tem entre 33% e 34,4%. Montealegre tem entre 22% e 25,4% e Rizo, de 17% a 19,3%. Correndo por fora, o dissidente sandinista Edmundo Jarquín, entre 10,9% e 14,8%. Ele, no entanto, aparece como o candidato com menor rejeição, e alguns analistas chegam a apostar numa surpresa. (R.G.)