Título: ALCKMIN NEGA INTENÇÃO DE COMANDAR O PSDB
Autor: Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 06/11/2006, O País, p. 4

Na primeira entrevista depois da derrota, tucano também rejeita prefeitura paulista

SÃO PAULO. O candidato derrotado do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, negou, em entrevista a uma emissora de televisão do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, anteontem, que pretenda disputar a presidência do partido ou a prefeitura de São Paulo em 2008, como se especula nos bastidores do partido.

Descansando com a família no seu sítio em Pindamonhangaba (SP), Alckmin foi lacônico ao responder se pretendia disputar a prefeitura de São Paulo em 2008:

¿ Não.

Ao ser perguntado, então, se aceitaria assumir a presidência nacional do PSDB no lugar do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), também respondeu secamente:

¿ Não quero esse encargo.

Na primeira entrevista desde a noite de 29 de outubro, quando reconheceu a vitória do presidente Lula, Alckmin disse que pretende trabalhar no Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos do PSDB e onde manteve escritório político na campanha para presidente.

¿ No instituto, pretendo fazer estudos sobre o Brasil.

Alckmin disse também pretende estudar e ¿retomar gradualmente a atividade médica¿.

¿Trabalhar faz bem para a cabeça ¿ disse o ex-governador de São Paulo.

Alckmin aproveitou o feriadão no sítio de Pindamonhangaba para organizar a biblioteca que mantém no local. Entre as leituras de fim de semana, Alckmin aproveitou para ler o ¿Sermão da Sexagésima¿, do padre Antônio Vieira.

¿Minha tarefa é de um soldado raso, a serviço do Brasil¿

Alckmin disse ser ¿muito cedo¿ para pensar em uma nova candidatura à Presidência da República, mas disse que, seja qual for o quadro em 2010, o PSDB não vai estar dividido.

¿ Quem apostar na divisão do PSDB vai errar. O partido vai estar sempre unido para trabalhar pelo país. Tudo ainda está muito longe e a minha tarefa agora é a de um soldado raso, a serviço do Brasil ¿ disse Alckmin, que deverá conceder uma entrevista coletiva hoje em São Paulo.

Ainda na entrevista concedida à TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba, Alckmin desejou um bom segundo mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E negou-se a fazer uma avaliação do governo petista:

¿ Eu ainda estou num período sabático, ou seja, prefiro ficar quieto. Vamos dar o tempo necessário.