Título: A BÊNÇÃO DA DESPEDIDA
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 06/11/2006, O País, p. 8

Ao deixar a Bahia, Lula leva as mãos ao céu e se benze no mar

SALVADOR. O último dos quatro dias de descanso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu, em Salvador, ao que tudo indica, foi o mais bem aproveitado: foram quatro horas e meia de lazer. O presidente chegou cedo, caminhou, mergulhou, tirou fotos e, ao entrar no mar pela última vez, benzeu-se. Na saída, levantou as mãos para o céu, em gesto de agradecimento, e foi embora. Lula voltou a Brasília no fim da tarde.

Era quase 8h30m (na Bahia não há horário de verão) quando o casal chegou à praia, com o grupo de cerca de 15 pessoas que o acompanhou na viagem de descanso. Lula quis logo aproveitar o sol. Recebeu uma boa dose de protetor solar da mulher, dona Marisa ¿ que usava um discreto maiô preto, depois de desfilar com um modelo branco com uma enorme estrela do PT na véspera. De mãos dadas, o casal caminhou à beira-mar.

Cerca de 200 metros depois o casal brincou com uma criança na água, cumprimentou a mãe e voltou. Dona Marisa ficou na tenda montada para abrigar a comitiva, enquanto Lula seguia o caminho das pedras. Em seguida ensaiou dribles com os netos, mas não participou da pelada na areia com seus convidados.

Na saída, posou para fotos com um casal e se foi, por volta das 13h, para frustração da policial Vera Caldas, que fora à Praia de São Tomé de Paripe na expectativa de ver o presidente.

¿ Se ele soubesse o quanto já me arrisquei por ele e pelo PT, como funcionária pública estadual antiga na Bahia... Sou petista há mais de 25 anos e adoro Lula. Queria muito que ele viesse até aqui ¿ lamentava.

O avião da comitiva decolou por volta das 18h, do Aeroporto Internacional de Salvador, A segurança presidencial preferiu evitar a Base Aérea, que, comemorando os 60 anos de fundação, estava aberta à visitação pública.