Título: Lula começa a articular hoje novo ministério
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 06/11/2006, O País, p. 8

Presidente tratará do assunto em reunião da coordenação de governo e deve assumir negociações pessoalmente

BRASÍLIA. Depois de quatro dias de descanso na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a articular, a partir de hoje, a montagem da equipe do segundo mandato. Antes mesmo de chamar os partidos aliados para negociar o tamanho de cada um na Esplanada dos Ministérios, Lula vai tratar do assunto na reunião da coordenação de governo, da qual participam o vice José Alencar e ministros políticos. Lula tem uma missão difícil, pois, além de atender os aliados de acordo com o seu desempenho nas urnas, quer manter ministros com boa avaliação ou que não disputaram as eleições a seu pedido, para continuarem no governo.

¿ Estamos aguardando o chamado do presidente. A expectativa do PSB é ir para o centro das decisões políticas ¿ disse o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo na Câmara.

Além de reuniões com os partidos, que devem ser marcadas a partir desta semana, Lula vai reunir os governadores eleitos e reeleitos. Esse encontro pode ocorrer ainda esta semana. Na pauta dos governadores, a reforma tributária, a renegociação das dívidas dos estados e mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.

PT deve perder espaço na Esplanada dos Ministérios

Segundo interlocutores do presidente, na formação da equipe do segundo mandato, Lula pretende assumir pessoalmente a condução das negociações e tem evitado abrir para muitos os nomes mais cotados. O que é quase certo é que o presidente diminuirá o espaço do PT no Ministério para atender a outros aliados, especialmente ao PMDB. Ainda assim, petistas com destaque na campanha eleitoral, como a ex-prefeita Marta Suplicy, têm lugar assegurado no Ministério.

A participação do PT na Esplanada será negociada paralelamente à definição do futuro presidente do partido. Dois ministros de Lula ¿ Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Tarso Genro (Relações Institucionais) ¿ são cotados para o cargo, além do governador do Acre, Jorge Vianna. A intenção de Lula é anunciar a nova equipe em meados de dezembro.