Título: Entrando no ritmo
Autor: Regina Alvarez e Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 06/11/2006, Economia, p. 17

Em 11 dias de crise, 43% dos vôos foram seriamente afetados, mas o domingo foi quase tranqüilo

Akern +0.3pt Segundo avaliação da Infraero, as medidas emergenciais adotadas pela Aeronáutica surtiram efeito e os aeroportos devem operar normalmente a partir desta semana, com a convocação de militares da reserva para reforçar as equipes. Balanço divulgado ontem pela estatal mostrava que, devido à operação padrão dos controladores de vôo, 43% dos vôos entre os dias 25 de outubro e 4 de novembro foram afetados. Das 14.700 decolagens previstas no período, 1.176 foram canceladas, ou 8% do total, enquanto que 5.145 vôos (35%) tiveram atrasos de até 15 horas, segundo a Infraero.

Embarque surpresa de Lula não afeta vôos

Para o presidente da estatal, brigadeiro José Carlos Pereira, ontem as operações já estavam dentro dos padrões de normalidade.

¿ Os atrasos verificados não têm a ver com os controladores de vôo, e o movimento nos aeroportos foi menor do que o esperado ¿ afirmou.

Ontem, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, de 268 vôos, 31 tiveram atraso e 11 foram cancelados. A demora chegou a 1h45, tempo considerado normal pela Infraero, já que ontem teve início o horário de verão. No Santos Dumont, a demora chegou a 45 minutos.

Depois da confusão dos últimos dias, a operadora de crédito Nilda Rodrigues, de 36 anos, tomou todas as precauções possíveis: ligou antes de sair de casa e chegou quatro horas antes de seu vôo.

¿ Não queria que minha filha, Fabíola, de 13 anos, ficasse horas a fio no aeroporto. Nosso vôo para Cuiabá vai sair no horário marcado.

A Gol registrou atrasos de 30 minutos em 16 vôos por razões técnicas. No fim da tarde de ontem, oito vôos da companhia sofreram demora de uma hora devido ao intenso fluxo aéreo. A TAM informou que a demora variou entre 20 e 30 minutos.

Em Brasília, onde no auge da crise passageiros chegaram a esperar mais de dez horas, os atrasos ontem não passaram dos 20 minutos. Os aeroportos de São Paulo também passaram no teste da volta do feriado.

Mas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um pouso de emergência da Gol por volta das 13h30 movimentou toda a segurança. O vôo 1.751 partira de Goiânia com destino a Congonhas, mas teve que pousar em Guarulhos depois que o piloto detectou problemas em um dos flaps da aeronave (mecanismo que é acionado em pousos e decolagens para diminuir a velocidade). Ninguém ficou ferido.

Em Salvador, nem mesmo a transferência de última hora do embarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retornava a Brasília, no fim da tarde de ontem, alterou a rotina no terminal aéreo. Lula sairia da Base Aérea, mas seu embarque acabou sendo numa das pistas do Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães.

COLABORARAM Lino Rodrigues, Heliana Frazão, Letícia Lins, Ana Paula de Carvalho e Chico Oliveira