Título: Governo já tem dois nomes para a troca de comando na Aeronáutica
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 06/11/2006, Economia, p. 18

FAB recua e tira do site carta enviada por Bueno ao comandante do Exército

BRASÍLIA. A crise entre a Aeronáutica e o Ministério da Defesa ¿ resultante da operação-padrão dos controladores de vôo que paralisou os aeroportos do país ¿ e o desgaste do brigadeiro Luiz Carlos Bueno no Palácio do Planalto levaram o governo a examinar, pelo menos, dois nomes para assumir o comando da Força Aérea Brasileira (FAB). O nome mais cotado é o do chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Junite Saito, mas também aparece nessa lista o do brigadeiro José Américo dos Santos, chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa.

Depois de provocar constrangimento no Exército com a divulgação de uma carta de agradecimento ao comandante da Força, general Francisco Albuquerque, vista como uma tentativa de garantir o apoio do comandante no embate com o ministro da Defesa, Waldir Pires, o brigadeiro Luiz Carlos Bueno determinou ontem que o texto fosse retirado do site da FAB. A explicação oficial da Aeronáutica para o ocorrido é que a carta tem caráter pessoal e foi posta no site por engano. A divulgação da nota não tinha agradado o Exército.

Troca deve acontecer no início do novo mandato

Para evitar novos atritos com a área militar, o governo pode adiar a saída do brigadeiro Bueno para o início do segundo mandato, de modo que sua substituição não seja vinculada diretamente ao movimento dos controladores de vôo. O comandante da Aeronáutica deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, profundamente contrariados, ao omitir informações sobre a gravidade do problema com os controladores de vôo. A crise se mostrou muito mais ampla, e a avaliação que predomina no Palácio do Planalto é que o comandante da Aeronáutica não soube detectá-la a tempo, nem conduzi-la adequadamente.

Por outro lado, o ministro da Defesa, Waldir Pires, ao convocar sargentos para reunião com os líderes do movimento de controladores e assumir pessoalmente as negociações, sem a intermediação do comandante da Aeronáutica, também contribuiu para acirrar os ânimos entre a Força e o ministério. Uma fonte militar relatou que o brigadeiro Bueno insistiu para que a reunião com os sargentos fosse acompanhada por um oficial ¿ no caso, um brigadeiro ¿ mas Pires acabou deixando-o fora da sala, o que irritou o comandante da Aeronáutica.

Respeito aos ritos das Forças na escolha de sucessores

Ao substituir militares em postos-chaves de comando, o presidente Lula tem seguido os ritos das Forças Armadas, para evitar conflitos internos, mas outros fatores estão sendo levados em conta, como o perfil do substituto de Bueno no Comando da Aeronáutica. O brigadeiro Junite Saito, chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, é o segundo na hierarquia da Força e tem um perfil considerado adequado para o cargo, pela conduta diplomática e comportamento acessível e afável.

Já o brigadeiro José Américo dos Santos, chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa, segue uma linha mais dura e, neste momento delicado de relações entre a Aeronáutica e o ministro da Defesa, a sua ascensão é vista com alguma reserva por setores do governo.