Título: HORA DOS DESILUDIDOS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 06/11/2006, O Mundo, p. 23

Houve um tempo em que os democratas eram o partido da maioria, mas aí vieram os anos 60 e muitos brancos de classe média como Jim Webb se afastaram. Ele serviu com heroísmo no Vietnã e voltou desgostoso com as elites progressistas que transformavam os militares em vilões e, como escreveu em 1997, ¿estavam tentando destruir as fundações da sociedade americana¿.

Ele começou a ver os Estados Unidos como divididos por um fosso social. De um lado, pessoas como ele da ¿minoria oprimida¿: tradicionalistas durões, independentes e trabalhadores que sabiam atirar, lutar e resistir às privações; do outro os ¿opressores¿ progressistas esnobes de Nova York, São Francisco, Washington e Los Angeles que várias vezes ele chamou de ¿narcisistas drogados e inclinados ao sexo que se acovardam em seus enclaves paroquiais e julgam todos os demais.

Contudo, eis que vemos Jim Webb concorrendo ao Senado pelo Partido Democrata. Os eventos dos últimos anos ¿ especialmente a guerra no Iraque ¿ afastaram pessoas como Jim Webb do Partido Republicano. Cada vez mais casais brancos de classe média estão rumando na direção democrata. O que tornará a bancada democrata no próximo Congresso diferente das que já vi. Ela terá pessoas cultural e ideologicamente diversas que não poderão ser silenciadas ou reduzidas a peões leais ao partido.

Entre outras coisas, esta eleição tem mostrado a importância de ser independente. Ninguém quer ser acusado em propaganda adversária de ser uma marionete porque neste clima isso prejudica. Isso é especialmente verdadeiro para os republicanos ¿ em todo o país há os que fingem ser moderados ¿ mas também para os democratas. E estamos a ponto de ver se estes conseguem abrir espaço para os Jim Webbs da vida. Já aprendemos que o partido de George W. Bush fez um péssimo serviço em abrir espaço para seus próprios independentes e os moderados.

DAVID BROOKS é colunista do New York Times