Título: ALENCAR EMBARCA PARA EXAMES NOS EUA
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 07/11/2006, O País, p. 4

Dirceu volta ao Planalto para visita ao vice-presidente

BRASÍLIA. O vice-presidente José Alencar estará de licença de 30 dias, a partir de amanhã, para tratamento de saúde nos Estados Unidos. Bem-humorado, o vice disse ontem estar tranqüilo diante da possibilidade de se submeter a nova cirurgia contra o câncer, prevista para o dia 14. Alencar manteve ontem uma extensa agenda, com cerimônia no Ministério do Meio Ambiente, ao lado da ministra Marina Silva, e reunião da coordenação de governo, e ainda recebeu políticos em seu gabinete, entre eles o ex-ministro José Dirceu, pela primeira vez no Palácio do Planalto desde que foi cassado pela Câmara em novembro do ano passado.

¿ Ele é meu amigo e veio me dar um abraço de solidariedade ¿ disse Alencar.

O vice embarca amanhã de manhã para Nova York, onde tem consulta marcada para o dia 10 com o médico Murray F. Brennan, e exames nos dias 11, 12 e 13, no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Ele disse ter optado por uma licença de 30 dias porque não sabe os critérios de alta médica.

A mensagem presidencial pedindo autorização ao Congresso para a licença de Alencar foi assinada ontem pelo presidente Lula e deve ser publicada na edição de hoje do ¿Diário Oficial¿. A licença, segundo o próprio Alencar, é uma precaução, pois a Constituição estabelece que o presidente e o vice não podem se ausentar do país por mais de 15 dias, sem autorização do Congresso, sob risco de perder o cargo.

¿ Nossa! Depois de toda a briga ¿ disse Alencar, bem-humorado, sobre o risco de perder o cargo sem o pedido de licença.

Em julho, num check-up no Hospital Sírio Libanês, foi constatado um nódulo. No dia 18 de julho, o vice passou por cirurgia para a retirada do tumor maligno, localizado na musculatura das costas, no reto peritonial. Na ocasião, segundo ele, os médicos o informaram que em 60% dos casos há recorrência do tumor. Ele deveria ter voltado em 60 dias para exames, mas só retornou na última segunda-feira, por causa da campanha. Foi detectado uma recorrência do tumor. No mesmo dia, Alencar disse a Lula que teria de se submeter a tratamento.

Segundo a assessoria da vice-presidência, Alencar vai pagar as despesas hospitalares, com hospedagem e com deslocamento. Desde 1997, Alencar já passou por quatro cirurgias. (Luiza Damé e Cristiane Jungblut)