Título: GRUPOS DO PT JÁ DISPUTAM VAGAS NO MINISTÉRIO
Autor: Gerson Camarotti e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 07/11/2006, O País, p. 5

BRASÍLIA. Representantes de várias tendências do PT estão em campanha interna, embora ainda discreta, para emplacar nomes na reforma ministerial para o segundo governo Lula. Com a disposição do presidente de reduzir o espaço do PT no primeiro escalão do governo, a disputa pelas vagas é tanta que já confrontam integrantes de um mesmo grupo no partido. Mas o presidente avisou que não repetirá o erro que cometeu em 2002, quando decidiu contemplar todos os setores do PT.

Auxiliares de Lula no Planalto já identificaram forte mobilização pela indicação do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, que tinha na figura do ex-ministro Miguel Rosseto (PT) um representante da tendência Democracia Socialista (DS), considerada radical de esquerda. O grupo gaúcho tenta recolocar Rosseto, enfraquecido com a derrota para o Senado, no mesmo posto.

Mas cresce na própria DS a defesa da indicação do deputado Walter Pinheiro (BA), o mais votado do PT no país, para o cargo. Pinheiro, embora ligado à área de telecomunicações ¿ foi dirigente de um sindicato da categoria em Salvador ¿ já conta com a simpatia da governadora eleita Ana Júlia Carepa (PT-PA) e teria conseguido o apoio do governador eleito Jaques Wagner (PT-BA).

¿ Houve nova distribuição de votos do PT, o que fortaleceu novos setores do partido. Não pode mais haver a centralização de poder no governo, como ocorreu no passado. Também é preciso reconhecer outras forças partidárias que cresceram na eleição ¿ diz Pinheiro, que evita falar sobre reforma.