Título: COMITÊ DE BERZOINI FALAVA COM EMPRESA DE FREUD
Autor:
Fonte: O Globo, 07/11/2006, O País, p. 8

PF identifica 32 ligações telefônicas entre agosto e setembro, algumas delas dias antes da prisão dos petistas

BRASÍLIA. O deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-presidente do PT, confirmou ontem a existência de 32 ligações entre telefones de seu comitê de campanha em São Paulo e a Caso Sistema de Segurança, empresa de Freud Godoy, ex-assessor do presidente Lula e um dos investigados por suposto envolvimento com a compra do dossiê contra tucanos. Berzoini voltou a negar, no entanto, qualquer vínculo com a tentativa de compra do dossiê por R$1,7 milhão, no início de setembro. A lista das ligações faz parte de um levantamento que a Polícia Federal enviou à CPI dos Sanguessugas há duas semanas.

¿ Foram pouco mais de 30 ligações num prazo de um mês. Isso não significa que houve um contato permanente ¿ disse Berzoini.

Segundo o deputado, as ligações teriam sido feitas por funcionários da Caso contratados para prestar serviços de segurança em seu comitê de campanha. Berzoini disse que decidiu contratar a Caso depois de o comitê ter sido alvo de dois assaltos. O deputado alega ainda que contratou a empresa de Freud Godoy porque a Caso costuma prestar serviços a sindicados e parlamentares em São Paulo. O deputado não soube dizer quantos seguranças foram chamados e nem o valor do contrato com a Caso. Ele disse que só teria essas informações depois de conversar com os integrantes de sua equipe.

¿ Praticamente não participei da minha campanha ¿ alegou Berzoini.

A Polícia Federal encontrou 32 ligações entre números do comitê de campanha de Berzoini e a Caso de 14 de agosto a 15 de setembro, data da prisão dos petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha, na fase final das negociações sobre o dossiê.

Telefones dos ¿aloprados¿ são rastreados

A polícia quer saber com quem o chamado "grupo dos aloprados", conforme definição do presidente Lula, manteve contato durante os momentos cruciais das negociações sobre o dossiê. Das 32 ligações entre o comitê de Berzoini e a empresa de Freud Godoy, seis foram feitas nos dias que antecederam a prisão de Passos e Padilha com o R$1,7 milhão.

¿ Foram seis telefonemas que antecederam esse episódio, mas querer associar essas ligações com o dossiê é, no mínimo, forçar a barra ¿ disse Berzoini.

Augusto Botelho, advogado de Freud Godoy, também negou que o cliente tenha conversado com Berzoini sobre dossiê. Ele alega que a sede da empresa e o comitê de Berzoini estão em São Paulo. Antes de o escândalo vir a público, Freud Godoy era assessor especial da Presidência da República e dava expediente no Palácio do Planalto, em Brasília.

¿ As ligações foram feitas para troca de informações sobre assuntos profissionais, já que a Caso prestava serviços de segurança ao comitê do deputado ¿ disse Botelho.