Título: MEIRELLES DIZ QUE POLÍTICA MONETÁRIA NÃO MUDA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/11/2006, Economia, p. 24

Presidente do BC contesta idéia de maior crescimento econômico a partir de metas de inflação menos ambiciosas

SÃO PAULO. O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, descartou ontem mudanças na orientação da política monetária como forma de fazer a economia brasileira crescer a taxas mais vigorosas. Para Meirelles, é equivocada a idéia de que o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas produzidas no país) poderia crescer mais aceleradamente se as metas de inflação, usadas pelo BC para estabelecer a política de juros no país, fossem menos ambiciosas.

¿ Não é possível que, para crescer mais, tenhamos que tomar medidas de política monetária que levem a uma inflação maior. Inflação maior é um problema para o crescimento ¿ afirmou Meirelles, depois de participar de evento da Associação Viva o Centro.

Esforço para crescer é legítimo, diz Meirelles

Ele lembrou que não há no mundo experiência de país que cresceu a taxas elevadas com inflação alta. Perguntado sobre as crescentes pressões de setores da economia, e do próprio governo, que, em favor de uma política econômica mais desenvolvimentista, defendem um afrouxamento na política de juros, mesmo que isso implique taxas mais elevadas de inflação, Meirelles reagiu com cautela:

¿ O desejo da sociedade, expresso na opinião dos seus governantes, é absolutamente legítimo e correto. O Brasil precisa crescer, quer crescer mais e tem condições de crescer mais. Isso nós estamos vendo no direcionamento da política econômica do presidente da República. Portanto, temos que fazer um maior esforço para isso.

Mas, em seguida, reiterou sua posição sobre o tema:

¿ A forma de o BC colaborar para que uma economia cresça mais é não deixar dúvidas de que a inflação estará abaixo das metas.

Essa é a única forma, segundo Meirelles, para que os juros no país sigam em queda. Mais inflação, argumentou, é um problema para o crescimento porque diminui o poder de compra da população, desorganiza a economia e levaria o país a pagar ¿prêmios de risco¿ maiores, o que a longo prazo significaria taxas de juros mais altas.

¿ Inflação maior é um problema para o crescimento ¿ disse. ¿ Cada órgão da sociedade tem o seu papel, e o papel do BC é manter a inflação na meta. Essa é a maneira como o BC pode colaborar para o crescimento do país.

Permanência no BC é `debate prematuro¿

Perguntado sobre sua permanência, ou não, à frente do BC durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Meirelles disse que esse é ¿um debate prematuro¿.

¿ Essa decisão compete, no momento adequado, ao presidente da República.