Título: CAUTELA NA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 07/11/2006, O Mundo, p. 27

WASHINGTON. Os âncoras das redes de TV dos EUA estão se preparando para uma longa noite. As últimas pesquisas revelam que a disputa pode ser tão apertada que uma definição do resultado poderia surgir só amanhã de manhã. Se a previsão se confirmar, a espera poderia mesmo se prolongar até quinta-feira ¿ ou ainda mais, caso o resultado dependa da votação nos estados de Washington e Ohio. Ali a grande maioria não vai às mesas eleitorais ¿ e sim envia as cédulas pelo correio.

A estimativa é de que por volta de 22h (1h da manhã de quarta-feira no Brasil) já se poderia saber se democratas, de fato, obtiveram maioria na Câmara. Esse é o melhor cenário, pois 35 das 53 disputas mais acirradas acontecem em estados onde a votação termina às 20 horas (hora local).

O resultado do Senado surgiria por volta de 23h (hora local), a menos que o Partido Republicano obtenha logo uma vantagem em duas das cinco áreas mais vulneráveis para eles: Missouri, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee e Virginia:

As grandes redes de TV aberta ¿ ABC, CBS e NBC ¿ estão anunciando que irão ao ar com a cobertura da apuração a partir das 22h (hora local). Até então as tendências deverão ser veiculadas pelas emissoras a cabo, a partir das 17h (hora local).

Desta vez, para evitar os fiascos de 2000 e 2004, em que as TVs apresentaram uma projeção equivocada dos resultados, o que for colhido na apuração de boca-de-urna será mantido sob estrito sigilo até o final da tarde.

O National Election Pool, consórcio que realizará essa tarefa, autorizará a entrada de apenas duas pessoas de cada emissora e também da agência Associated Press para acompanhar o trabalho. Celulares, pagers e laptops serão confiscados na porta. (J.M.P.)