Título: VOTAÇÃO INCLUI 208 REFERENDOS NOS ESTADOS
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 07/11/2006, O Mundo, p. 28

Aborto, casamento gay, cota para negros e uso de drogas são alguns dos temas em consulta

NOVA YORK. ¿Nós já fizemos aborto¿, dizem centenas de mulheres famosas numa reportagem de capa da revista ¿Mrs¿, que chegou ontem às bancas nos Estados Unidos. Na véspera das eleições americanas, a revista fundada por Gloria Steinem reedita o protesto de 300 mulheres francesas que, lideradas por Simone Beauvoir, assinaram um manifesto em 1973 declarando já ter interrompido a gravidez . Naquele ano, a intenção era pedir a liberação do aborto, na época ilegal na França. Agora, a idéia é pressionar os eleitores de Dakota do Sul a dizer não no referendo de hoje, que pode abrir a primeira brecha no direito ao aborto, garantido nos EUA desde os anos 70. Nas cédulas de Dakota do Sul, um dos estados mais conservadores americanos, os eleitores dirão se concordam ou não em manter a lei aprovada pela assembléia estadual tornando o aborto ilegal, num desafio à Constituição federal dos Estados Unidos.

Este é apenas um dos 208 referendos propostos em 37 estados sobre assuntos do dia-a-dia da vida americana, temas polêmicos sobre os quais os eleitores decidirão hoje, ao mesmo tempo em que votam para deputados e senadores. Vão decidir sobre cotas raciais, proibição do casamento gay e do fumo em lugares públicos, defesa da tradição da caça e pesca, legalização da maconha, financiamento das pesquisas sobre células-tronco e uma infinidade de outros assuntos.

Em oito estados, os eleitores vão ser consultados se constitucionalmente o casamento deve ser obrigatoriamente uma união exclusiva entre homem e mulher. Esta emenda já está em vigor em 20 estados americanos, mas a pressão dos conservadores continua. No Colorado, os eleitores serão consultados se casais homossexuais que mantêm uma união civil reconhecida devem ter os mesmos benefícios que os casais heterossexuais.

Cigarro é tema de consulta em quatro estados

O cigarro será tema de referendos em quatro estados que irão definir novos impostos sobre a indústria do tabaco para financiar programas de saúde e educação. Três estados estarão decidindo se proíbem ou não o fumo em lugares públicos.

Por iniciativa dos democratas, seis estados estarão decidindo se aumentam ou não o salário mínimo. No Missouri, o referendo sobre o financiamento oficial das pesquisas sobre células-tronco está atraindo as atenções nacionais, especialmente depois que o ator Michael J. Fox, que sofre do mal de Parkinson, apareceu em um anúncio nas redes de televisão pedindo votos para os democratas que apóiam a medida e foi acusado de exagerar os efeitos da doença para sensibilizar os eleitores.

Dakota do Sul também estará votando se a maconha deve ser legalizada para fins medicinais, enquanto Colorado e Nevada vão decidir se devem descriminalizar a posse de até 29 gramas maconha. Em Michigan, os eleitores vão decidir sobre a revogação, ou não, da política de cotas raciais ou sexuais em vigor em todas as repartições estaduais. A medida proposta pelos republicanos, que encamparam os protestos de uma jovem branca que há 11 anos foi preterida na Universidade de Michigan por uma estudante negra ¿ divide os eleitores e o número de indecisos é muito grande.