Título: LULA TRAÇA MAPA DE OBRAS PRIORITÁRIAS
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 08/11/2006, O País, p. 4

Presidente vai tratar pessoalmente da área de infra-estrutura

BRASÍLIA. Em reunião com ministros da área de infra-estrutura, além da chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o presidente Lula começou ontem a traçar um mapa de obras que devem ser aceleradas, para possibilitar um maior crescimento em 2007. Lula quer saber a situação de cada ministério e se as metas até o fim deste ano serão cumpridas. Ele decidiu estender a todas as pastas o mapeamento iniciado pela área de infra-estrutura. Na reunião de ontem também estavam os ministros de Minas Energia, Silas Rondeau, e o dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos.

Lula pediu que todos entrem em contato com as autoridades ambientais, como a ministra Marina Silva e dirigentes do Ibama, para se inteirar da situação dos estudos ambientais e da possibilidade de acelerar essas análises. Há obras paradas ou que sequer começaram.

Foram discutidas obras como em vários trechos da BR-101 e a construção de gasodutos. Há projetos parados, como a da construção da hidrelétrica do Rio Madeira, a hidrelétrica de Belo Monte e até o projeto de transposição do Rio São Francisco. Lula ainda se reuniu com o ministro da Previdência, Nelson Machado, para tratar de outro grave problema de gestão: o déficit previdenciário.

O presidente está preocupado com a paralisia de obras que pode afetar o desenvolvimento, caso o país cresça 5% em 2007, como deseja o governo. Um dos setores avaliados foi o das rodovias.

Lula tem hoje uma maratona de encontros com ministros e com aliados, como o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), a governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e os governadores de Mato Grosso do Sul, José Orcírio, o Zeca do PT, e do Mato Grosso, Blairo Maggi. Também se encontrará com o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL).