Título: EXCEL AIR CULPA CONTROLADORES DE VÔO
Autor: Regina Alvarez, Cristiane Jungblut e Henrique Gome
Fonte: O Globo, 08/11/2006, Economia, p. 26

Familiares de vítimas da Gol pedem, nos EUA, indenização

BRASÍLIA. A empresa americana Excel Air, dona do jato executivo Legacy que colidiu com um Boeing da Gol, responsabilizou ontem, pela primeira vez, os controladores de vôo brasileiros pelo acidente. Em uma nota, a empresa sustentou a versão de que os pilotos americanos seguiram a orientação passada pela torre na controle, em São José dos Campos: continuar a 37 mil pés para Manaus.

¿As acusações de que os pilotos voavam na altitude errada não procedem. De acordo com as normas internacionais de aviação, as diretrizes passadas pela torre de controle se sobrepõem ao plano de vôo escrito¿, diz nota da empresa.

O texto foi divulgado para contestar a iniciativa de um grupo de dez familiares de vítimas do acidente que entrou com uma ação na justiça nos Estados Unidos contra a Excel Air e a Honeywell, fabricante do transponder do Legacy. A ação dos parentes das vítimas foi proposta à Justiça Federal em Nova Iorque por um escritório de advogados americanos com representação no Brasil. O documento da ação cita uma série de erros que teriam sido cometidos pelos pilotos do Legacy e defeitos supostamente apresentados pelo transponder.

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que investigam as causas do acidente que resultou na morte de 154 pessoas consideram, no entanto, que o diálogo entre o Legacy e o controle de tráfego aéreo em São José dos Campos não é suficiente para eximir os pilotos americanos de culpa. Isso porque o diálogo foi curto e pode até ter dado margem a uma interpretação equivocada da altitude de vôo, mas ocorreram outras falhas, como o não funcionamento do transponder.