Título: AQUECIMENTO GLOBAL AMEAÇA SÍTIOS HISTÓRICOS
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2006, O Mundo, p. 32

Patrimônio natural também está em risco em razão do aumento da temperatura, aponta um estudo da ONU

NAIRÓBI. O aquecimento global ameaça sítios arqueológicos do Peru ao Egito, além de regiões consideradas patrimônio natural da Humanidade, como o maior recife de corais do Caribe. Os dados fazem parte de um relatório das Nações Unidas divulgado ontem em Nairóbi, na 12ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas.

Patrimônios culturais de milhares de anos, testemunhos de importantes civilizações, ¿podem, em virtude das alterações climáticas, não estarem mais disponíveis para as gerações futuras¿, segundo Achim Steiner, diretor do Programa Ambiental da ONU.

A elevação do nível dos mares, a ocorrência cada vez mais freqüente de tempestades e enchentes, além de erosão mais profunda estão acelerando o ritmo dos danos aos patrimônios culturais e naturais no mundo, segundo o Atlas das Mudanças Climáticas, divulgado ontem na conferência da ONU que começou na segunda e vai até o dia 17.

O documento cita alguns exemplos importantes, como vestígios de um acampamento viking sob risco de erosão, na Escócia, e Alexandria, ameaçada pela elevação do nível do mar, no Egito. Para Steiner, o risco de perdas culturais desse porte é mais um motivo para que sejam tomadas medidas eficazes para conter o aquecimento global, atribuído, sobretudo, à queima de combustível fóssil.

¿ São perdas que afetam todos nós ¿ disse Thomas Downing, co-autor do estudo.

Downing lembrou da extensão dos danos causados a teatros antigos na República Tcheca em 2002 em razão de enchentes. Uma elevação do nível do mar teria conseqüências muito mais desastrosas, varrendo do mapa diversas ilhas do Pacífico.

O documento apresentado ontem cita ainda as enchentes no nordeste da Tailândia que danificaram as ruínas de Ayutthaya, capital do país entre os séculos XIV e XVIII. No Peru, um sítio pré-incas em Chavin de Huantar, nos Andes, está ameaçado pelo degelo dos glaciares da região. Também em risco está a cidade inca peruana de Machu Picchu. Segundo o relatório, a barreira de Belize, o maior recife de corais do Caribe, está em perigo devido ao aumento da temperatura do mar.

¿ As alterações climáticas estão tendo impacto em todos os aspectos dos sistemas humanos e naturais ¿ afirmou Koichiro Matsura, diretor-geral da Unesco.

Reservas poderiam ser trocadas de lugar

Segundo Achim Steiner, alguns países africanos já estão considerando a possibilidade de mudar algumas reservas naturais de lugar. Eles criariam corredores naturais para ajudar os animais na migração para novas regiões se os habitats naturais se tornarem inóspitos.

¿ A resposta para a alteração climática não pode ser trancafiar as coisas em museus ou zoológicos ¿ frisou Steiner.

Para Downing, a melhor solução seria a adoção de um plano mundial abrangente para reduzir os impactos do aquecimento do planeta.

¿ A proteção dos sítios do patrimônio será cara.

Delegados de 189 países reunidos em Nairóbi estão buscando maneiras de conter o aquecimento global provocado pelas emissões cada vez maiores dos chamados gases-estufa.