Título: O `DIA DO FICO¿ PARA HADDAD
Autor: Luiza Damé, Ilimar franco e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 09/11/2006, O País, p. 3

Lula acena com permanência de ministro da Educação, mas depois diz que nada está confirmado

BRASÍLIA. São tantas as cobranças e dúvidas sobre a nova equipe de governo que nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escapa do clima. Provocado por professores do ensino técnico e profissional, num evento ontem em Brasília, ele primeiro sinalizou que o ministro da Educação, Fernando Haddad, continuará no cargo no segundo mandato. Mas, logo depois, pôs em dúvida sua própria declaração.

Lula se preparava para começar seu discurso na 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica quando um grupo de professores começou a gritar ¿Fica, Haddad¿. O presidente então, começou o discurso atendendo ao apelo da platéia:

¿ Vou denominar hoje o ¿Dia do Fico¿ para o Fernando Haddad ¿ disse Lula, que decidiu participar da conferência na última hora, pois não estava prevista na sua agenda.

Depois da solenidade, em entrevista, Lula explicou a declaração sobre Haddad, mas não negou que o ministro continuará no cargo.

¿ Eu disse porque começaram a gritar ¿fica, fica¿. Eu tinha que dar uma resposta a eles. Até 1º de janeiro, todo mundo é ministro. Depois, vamos ver o que vai acontecer ¿ disse Lula. ¿ Eu respondi a uma brincadeira que o pessoal fez.

Para Haddad, a declaração de Lula não significa que ele esteja confirmado no cargo.

¿ Foi um momento de descontração numa conferência. Deixa o homem trabalhar! Mais importante do que a pessoa é o compromisso do presidente com a educação ¿ despistou o ministro.

Nos bastidores, no entanto, o ministro ¿ um técnico ligado ao PT, mas considerado da cota pessoal do presidente e que é constantemente elogiado por Lula ¿, tem trabalhado para se manter no cargo. Texto divulgado pelo Ministério da Educação, na terça-feira à noite, reproduzia declaração do reitor da Universidade de Lavras, Antonio Nazareno Guimarães Mendes, defendendo a permanência de Haddad, que assumiu o cargo ano passado, quando Tarso Genro foi para a presidência do PT, no auge do escândalo do mensalão.

¿Só com a sua presença à frente da Educação teremos a segurança de que não haverá retrocessos. E oferecemos este reconhecimento pela sua expressiva atuação em defesa da educação pública¿, disse o reitor, que preside o Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino de Minas Gerais, segundo o MEC.